CIDADES
INTERNACIONAL
quarta-feira, 11 de dezembro de 2024
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Alistamento militar feminino voluntário começa em 2025 em 3 cidades de MS

 Mulheres voluntárias do Exército durante treinamento (Foto: Divulgação/EB)

Mulheres voluntárias do Exército durante treinamento (Foto: Divulgação/EB)

A partir de 2025, as mulheres terão a oportunidade de se alistar no serviço militar de forma voluntária, pela primeira vez. O alistamento estará disponível em três cidades de Mato Grosso do Sul: Campo Grande, Corumbá e Ladário. O Ministério da Defesa anunciou que, ao todo, 1.465 vagas serão oferecidas no país para as candidatas que completarem 18 anos em 2025, ou seja, nascidas em 2007. O alistamento será realizado exclusivamente em 28 municípios de 13 estados, além do Distrito Federal. A seleção inclui as Forças Armadas, com 1.010 vagas para o Exército, 300 para a Aeronáutica e 155 para a Marinha. A inscrição poderá ser feita de forma presencial ou online a partir de 1º de janeiro até 30 de junho de 2025. As interessadas deverão apresentar documentos como certidão de nascimento, comprovante de residência e documento oficial com foto.

O processo seletivo será composto por entrevistas, inspeção de saúde e testes físicos. Embora o alistamento seja voluntário, as mulheres que forem selecionadas terão os mesmos direitos e deveres que os homens no momento da incorporação às Forças Armadas. Além disso, uma vez jurada a bandeira, a candidata não poderá desistir do serviço militar. A duração do serviço será de 12 meses, podendo ser prorrogado por até oito anos. A iniciativa visa aumentar a participação feminina nas Forças Armadas, que atualmente conta com cerca de 37 mil mulheres, representando 10% do efetivo. O objetivo do Ministério da Defesa é que, nos próximos dez anos, as mulheres ocupem 20% das vagas do serviço militar inicial.

As candidatas que forem selecionadas poderão escolher a Força na qual desejam servir, levando em consideração a disponibilidade de vagas e a aptidão para as especificidades exigidas por cada ramo das Forças Armadas. A incorporação das mulheres ocorrerá entre março e agosto de 2026, e elas iniciarão suas atividades com a graduação de soldado, ou marinheiro recruta na Marinha.

CGNews

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

BOM PREÇO


FELIZ NATAL

https://www.facebook.com/oknet.rv/

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/