Um incêndio que iniciou em caminhão atolado na região da Nhecolândia, no Pantanal, nesta quarta-feira (23), se alastrou e mobiliza equipes do Corpo de Bombeiros, que ainda trabalham no controle das chamas. O fogo começou no caminhão de transporte de gado, provocando uma explosão e o incêndio ganhou grandes proporções.

“O caminhão estava em um atoleiro, de areia, forçou demais e pegou fogo”, afirma o coronel Adriano Rampazo, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros e chefe das operações de combate a incêndios.

Na data de início do fogo, foram deslocadas cinco viaturas para a área que é de difícil acesso. Em função disso, as equipes só chegaram ao local ontem (24). Nesta quinta-feira (25), foram enviados mais 15 militares de helicóptero.

“Esse vai ser o grande combate que nós vamos a partir de hoje tocar. Tivemos na semana passada uma semana um pouco tranquila devido aquela chuva e baixa temperatura, mas esta semana os combates estão sendo bastante intensos”, explicou Rampazo.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militares, essa área deve receber a principal atenção das equipes, por ser uma região muito sensível, com fazendas. Além disso, a área em chamas é próxima do Parque Estadual do Rio Negro.

Foto: Governo MS/Álvaro Rezende

Uso de aeronaves para combater chamas

A atuação das aeronaves é de extrema importância para as ações de combate aos incêndios, pois a dificuldade de acesso só é vencida com o transporte aéreo das equipes, conforme informado pelos bombeiros.

“Além desses militares e viaturas, o Ibama já está apoiando no local, com aeronaves, e o KC-390 da FAB (Força Aérea Brasileira). As aeronaves são fantásticas, elas ajudam muito. Nossa equipe, saiu para chegar lá na terça-feira à noite e tentou chegar ontem o dia inteiro”, disse Rampazo.

Ele explica que na tentativa de alcançar o local, uma viatura da Força Nacional estragou e outras viaturas dos bombeiros ficaram atoladas. Em função disso, foi necessário o auxílio de tratores para tentar puxar os veículos. Algumas viaturas sequer conseguiram chegar ainda.

Operação Pantanal chega a 115 dias

Além desta atuação, que concentra a força de combate atual da Operação Pantanal – que hoje completa 115 dias –, desde o início da semana os bombeiros e demais militares atuaram na área da região do Rabicho, que está sob controle e monitoramento.

Conforme o boletim semanal da Operação Pantanal, divulgado nesta quinta-feira (25), a área queimada é de quase 607 mil hectares, aumento de mais de 2.397% em relação ao ano passado.

Além disso, os focos de calor ultrapassam 3,2 mil, também com aumento, superior a 1.449% em comparação com 2023.

Midiamaxnews