O Sul-Mato-Grossense, Guilherme Madruga, de 23 anos, foi o vencedor da edição de 2023 do prêmio Puskás, concedido pela FIFA ao autor do gol mais bonito da temporada passada. O Prêmio foi entregue nesta tarde em Londres, Inglaterra.
Madruga concorreu ao prêmio junto com Júlio Enciso, adolescente paraguaio do Brighton-ING, e Nuno Santos, do Sporting-POR.
“Hoje é um dia único na minha vida, com certeza está marcado na minha história e na memória de todos aqueles que me acompanham desde o começo da minha trajetória. Meu primeiro agradecimento é a Deus”, discursou Madruga ao receber o prêmio em Londres.
Além dos votos dos fãs, a escolha também teve votos de um conselho técnico de ex-jogadores, sendo que ambos os grupos tiveram o mesmo peso na votação
O gol de Madruga foi marcado no dia 27 de junho, em partida contra o Novorizontino, válida pela Série B do Campeonato Brasileiro. A partida foi no Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi
Após cobrança de lateral para a área do Novorizontino e a defesa afastar, Madruga dividiu pelo alto e virou uma bicicleta de fora da grande área. A bola encobriu o goleiro Jordi.
A partida foi no Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi. A bola encobriu o goleiro Jordi. Além disso, esse foi o primeiro gol do jogador com a camisa da Pantera.Gabriel Madruga nasceu em Campo Grande, mas foi criado em São Gabriel do Oeste onde participou de projetos que teve como treinador e formador, o hoje Vereador Perkão Sales, que entusiasmado só tem elogios em falar do garoto.
Foi em um jogo na cidade com a presença de Marcelinho Carioca, Biro Biro, Índio e vários outros atletas e ex-atletas, que Guilherme causou boa impressão e foi convidado para ir a São Paulo, onde veio a grande oportunidade para a carreira de jogador de futebol.
Por lá não conseguiu se firmar, foi para um clube de Minas Gerais e no ano seguinte retornando ao estado paulista foi transferido para o Desportivo Brasil (SP), time que mantém parceria com Shandong Luneng da China. Pelo Desportivo, Guilherme disputou diversos campeonatos de base e profissional como Campeonato Paulista sub17, Campeonato Paulista sub20, Copa São Paulo Junior, Campeonato Paulista série A3, Copa Paulista e Weifang Cup China.
O último clube de Madruga foi o Botafogo – SP. Nesta segunda-feira (15), o Cuiabá anunciou a contratação do volante.