Créditos: reprodução/New England Journal of Medicine
Quais os sintomas da escarlatina?
A escarlatina costuma se manifestar com uma infecção na garganta, febre e uma erupção típica na pele De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a doença tem início repentino com calafrios e febre alta nos primeiros dias, que vai baixando aos poucos nos dias seguintes até desaparecer.
É constituída por pequenas manchas do tamanho de uma cabeça de alfinete, cor vermelho vivo e que são mais intensas na face, nas axilas e nas virilhas, poupando a região em volta da boca que se apresenta pálida, e as palmas das mãos e plantas dos pés.
Estas alterações atingem também a língua, que se apresenta branca e saburrosa no início, ficando depois com aspecto de framboesa
devido ao aumento das papilas que adquirem um tom vermelho arroxeado nos bordos e na ponta da língua.
O que causa a escarlatina?
A escarlatina é causada por uma bactéria chamada estreptococo beta hemolítico do grupo A, a mesma bactéria que causa amidalite, artrite, pneumonia, endocardite, impetigo e erisipela.
A transmissão ocorre pelo contato direto com a saliva ou a secreção nasal de pessoas doentes ou aquelas que têm a bactéria, mas não apresentam sinais da enfermidade.