Calor e aumento no consumo de energia encarecem faturas, aponta Energisa
Após reclamações de clientes sobre contas de energia, a concessionária Energisa afirmou que os valores mais elevados faturados no mês de setembro são decorrentes do aumento no consumo de energia, que se intensificou devido à onda de calor.
De acordo com a concessionária, as contas de energia entregues neste mês de outubro correspondem a um período de aproximadamente 30 dias. “Essa elevação no valor das contas poderia ocorrer, conforme advertido pela concessionária, recentemente, quando detectado recorde histórico de consumo”, explica a Energisa em nota.
A empresa também reforçou que mesmo que os hábitos de consumo das famílias não tenham se alterado, é possível que haja um aumento no consumo de energia devido às altas temperaturas.
“É importante ter em mente que os eletrodomésticos que trabalham principalmente com refrigeração, como ar-condicionado e geladeira, estão trabalhando por mais tempo nos dias mais quentes. E, como consequência, tem-se um maior consumo de energia para manter as temperaturas programadas nos aparelhos”, diz concessionária em nota.
Como evitar desperdício - Mesmo com o calor intenso, é recomendado adotar medidas que evitem o desperdício de energia. Para ajudar os consumidores a lidar com esse desafio, a Energisa recomenda a adoção de medidas que evitem o desperdício de energia.
No caso do ar-condicionado, recomenda-se lavar os filtros pelo menos uma vez por semana, manter portas e janelas fechadas quando o ar estiver ligado, priorizar a temperatura de 23ºC e dimensionar corretamente a potência do equipamento.
Durante dias mais quentes, aparelhos como ar-condicionado e geladeira operam por períodos mais longos para manter as temperaturas desejadas, o que, por sua vez, resulta em um consumo maior de energia.
quinta-feira, 19 de outubro de 2023