Governo do Estado vai mapear patrimônio espalhado por municípios
A SAD (Secretaria de Administração do Governo de Mato Grosso do Sul) lançou nesta terça-feira (5) o Programa de Inventário de Bens Móveis 2023. A ação pretende realizar o levantamento e controle patrimonial em todas cidades do Estado que possuam unidades e bens do Estado. O levantamento será realizado através de um aplicativo, via QR Code. Secretária titular da pasta, Ana Carolina Nardes definiu o levantamento como uma ferramenta de controle do patrimônio do Estado e de avanço na área patrimonial. “Isso significa que teremos um registro atualizado e completo de todos os bens móveis que pertencem ao governo, incluindo móveis, veículos, equipamentos e outros ativos", disse.
A secretaria promove a capacitação técnica dos servidores das unidades de patrimônio dos órgãos nos dias 18 e 19 deste mês. “A capacitação será uma oportunidade para todos os servidores se familiarizarem com o aplicativo e aprenderem as melhores práticas para a coleta de dados. Garantir que o censo seja realizado de forma correta é fundamental para a integridade das informações, contamos com todos para que façamos uma força-tarefa para regularizar o patrimônio móvel do nosso Estado”, afirmou Nardes.
Superintendente de Patrimônio, Gestão Documental e Frotas, Cárita Marilhants falou sobre a importância da realização do inventário e das mudanças feitas. “Além de contabilizar o patrimônio público, o inventário é uma forma de controle dos bens e de prestação de contas dos órgãos e entidades ao TCE (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul)”, salientou.
O inventário será executado através da realização de auditoria presencial pela comissão de inventário, subcomissões entre setembro e novembro deste ano, com o objetivo de coletar informações sobre os bens, localização e estado de conservação para a devida verificação.
terça-feira, 5 de setembro de 2023