Tavares pode perder mandato: TRE-MS julga irregularidade na cota feminina
O deputado estadual, bolsonarista Rafael Tavares (PRTB), pode perder o mandato se o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral MS) entender que houve ilegalidade na eleição passada durante julgamento marcado para a próxima segunda-feira (13). O partido dele, o PRTB, é investigado por não cumprir a cota de feminina de 30% determinado pela Justiça Eleitoral.
Pela legislação eleitoral brasileira, todos os partidos que participam de pleito eleitoral devem estar em regularidade com todas as regras, inclusive o cumprimento de 30% das candidaturas serem de mulheres.A ação contra o PRTB indica que em 2022, duas candidatas do partido tiveram seus registros indeferidos, e a legenda não fez a devida substituição, participando do pleito sem a cota. Agora, Tavares corre o risco de ter todos os seus 18.224 votos anulados.
Apesar de a ação estar correndo, ele tomou posse e já participa de sessões na Assembleia Legislativa. Ele culpa partidos de esquerda pelo processo, e não comenta sobre a suposta falha do seu próprio partido quando fala do assunto à imprensa.
Caso Tavares seja cassado, o ex-deputado Paulo Duarte (PSB), que teve 16.663 votos é quem assume a cadeira.
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023