Faxinão de ano novo: aqui vão uns truques pra deixar a casa pronta pra 2023
Falta pouco para dar o tchau definitivo a 2022 e entrar em 2023 com força total. Mas enquanto o novo ano não chega, a dica é aproveitar o tempinho que falta e fazer aquela faxina caprichada em casa. Mais do que deixá-la limpa para as festas, a arrumação atrai boas energias para o imóvel.
O terapeuta holístico Elias Luiz Bispo IV, paranormal e pesquisador metafísico, dá dicas do que fazer para se livrar das antigas energias e começar o ano cercado de bons fluidos.
Boas energias em 2023: faxinão em casa
Dê um trato nos armários
Faça uma boa limpeza nos guarda-roupas, gaveteiros e baús de cobertores. Dê adeus às peças que não usa mais.
Não deixe nada para trás: blusas, calças, cobertas, travesseiros antigos e até sapatos que não utilizados há tempos devem ser passados para frente, dando lugar a novas energias através da doação.
Aproveite e limpe todos os calçados e deixe-os tinindo para a mudança de ciclo. Também não acumule itens no cesto de roupas sujas durante a passagem de ano. Lave-os antes, evitando misturá-los a roupas limpas.
Renove as cortinas
Lave as proteções das janelas da casa ou, pelo menos, a instalada na sala. Isso é necessário para que o "novo" encontre o caminho. Livrar-se de toda poeira e ácaros de um ano inteiro também é importante para garantir vibrações positivas.
Na impossibilidade de lavar as peças e outros itens de tecido do ambiente (sofás e poltronas incluídos), borrife sobre eles uma mistura de álcool, água filtrada e amaciante.
Renove a sala
Como a sala é o cartão de visita para qualquer convidado, descarte almofadas velhas ou troque as capas, garantindo um visual novo. Se tiver livros antigos que já não são mais lidos, doe-os para que outras pessoas possam aprender com eles. Também abra mão de DVDs e CDs antigos, que já não têm mais utilidade. Ao arejar os espaços físicos, é mais fácil atrair novas ideias e renovar bons sentimentos.
Cuide das paredes
No fim do ano, muita gente costuma pintar a casa por dentro ou, pelo menos, a sala principal e a cozinha. Se a intenção é atrair boas energias, a prática pode ser substituída por borrifadas na parede de um preparado com água filtrada, bicarbonato de sódio e essência de lavanda, ylang-ylang, girassol ou alecrim.
Tais cheirinhos propiciam equilíbrio, trazem paz em todos os níveis, são ótimos para relacionamentos e estimulam a prosperidade econômica. Se desejar, pode utilizar aromatizador (com vela ou elétrico) para impregnar a casa com estes aromas.
Deixe o caminho livre
Corredores e outros locais de trânsito de moradores devem ser mantidos totalmente livres de caixas e entulhos que impedem a passagem, porque isso afeta a energia.
Descarte da forma correta
Retire tudo o que for descartar ou doar pela porta da frente, embalado em sacos pretos. Logo em seguida, varra o caminho, a partir do fundo do imóvel, mentalizando que está se livrando de energias más e estagnadas da casa e da sua vida.
Banheiro merece cuidado extra
Dê atenção especial ao banheiro, conhecido como "ladrão de boas energias e prosperidade".
Durante a faxina, tenha fé e mentalize a vontade de atrair só coisas boas. Limpe azulejos, metais, box, puxadores, vaso, enfim, todos os itens do ambiente. Deixe o espelho — que são uma alternativa para equilibrar a energia da casa —, pias e louças rigorosamente limpas.
As toalhas precisam ser mantidas bem arrumadas, em seu devido lugar, sobretudo na virada do ano. A lixeira deve estar sempre com a tampa fechada, bem como o vaso sanitário — ele tem a função de levar para fora de casa aquilo que não faz mais sentido ou não presta (esgoto), o que era bom e se transformou em algo ruim.
Encha a casa de flores
Distribua flores e plantas que tragam alegria e paz para a casa. Pode escolher as espécies preferidas ou da época, dando preferência às de cores alegres e com mais vivacidade.
Jogue fora o que está estragado
Descarte objetos quebrados, porque eles também fazem a energia se manter estagnada.
O que não pode faltar na virada do ano
Além de ter toda a casa organizada e limpa, e cristais à mão na passagem do ano, é importante ter à mesa da ceia alguns itens e alimentos, segundo Elias:
Use objetos e bandejas prateados na decoração e sobre a mesa da ceia, inclusive peças de inox que raramente são usadas.
- Abuse também do branco. "Ele sintetiza todas as cores e o prata está muito ligado à cor das estrelas e a um branco muito intenso. No esoterismo, prata representa a vontade, a ação, os sonhos. As duas cores sintetizam os sonhos e a vontade de um ano melhor de uma pessoa", diz o especialista.
- Na mesa não devem faltar grãos (feijões, lentilhas, favas) que podem ser servidos como ensopados ou saladas. Isso porque os grãos simbolizam o recomeço. "Quem quer ter um excelente ano precisa pensar em ideias novas, germinação, nascimento, crescimento. Por isso, os grãos são tão bem-vindos", argumenta Elias.
- Recomenda-se haver uma fruteira com frutas da época, variadas e coloridas. "Elas lembram e sintetizam o espírito de abundância, fartura e saúde, ou seja, aquilo que todos querem no próximo ano", aponta.
- Nozes e castanhas também atraem a boa sorte. "São ricas em óleos e representam o que queremos para o ano novo: que seja rico, cheio de energia e possibilidades".