Estadual Sub-17 deste ano pode bater recorde histórico com 29 equipes
Com previsão de inicio para o dia 20 de agosto, o Estadual Sul-mato-grossense sub-17 deve reunir 29 equipes de todo o estado,. Caso o número de equipes se confirme, está será a competição com o maior número de equipes já registrada no futebol de base do estado.
Por meio de seu perfil oficial, a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), disse que busca reestruturar o futebol regional após os 2 anos de limitações impostas pela Pandemia da Covid-19.
As seguintes equipes filiadas a federação, que já têm tradição no futebol de base do estado, e podem confirmar neste mês a participação no Estadual Masculino Sub-17, cinco equipes são da capital Campo Grande:
- Operário Futebol Clube
- Associação Atlética Moreninhas
- Novo Futebol Clube
- Grêmio Santo Antônio FC
- Vitória Esporte Clube
- Náutico Futebol Clube
Os ausentes desta lista, União ABC e Comercial, informaram os motivos para o Correio do Estado.
Segundo o presidente do União ABC, Fábio Manso, o clube preferiu não disputar a edição deste ano, porque a equipe vai focar na preparação para a Copa do Brasil Sub-20 e Copa São Paulo de Futebol Júnior, competições que o clube representa o estado, por ser atual campeão do Estadual Sub-20.
Já o presidente do Comercial, Claudio Barbosa, explicou que o clube espera a realização do arbitral para saber quais clubes vão poder participar, além das definições do formato da competição e divisão de grupos.
As equipes do interior que já disputaram outras edições do estadual Sub-17 são:
- Corumbaense Futebol Clube (Corumbá)
- Aquidauanense Futebol Clube (Aquidauana)
- Associação Atlética Seduc (Anastácio)
- Costa Rica Esporte Clube (Costa Rica)
- Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão – SERC (Chapadão do Sul)
- Três Lagoas Sport Club (Três Lagoas)
- Esporte Clube Águia Negra (Rio Brilhante)
- Maracaju Atlético Clube (Maracaju)
- Operário Atlético Clube (Caarapó)
- Ponta Porã Sociedade Esportiva (Ponta Porã)
- Sociedade Esportiva Pontaporanense (Ponta Porã)
- CEART (Dourados)
- Ubiratan Esporte Clube (Dourados)
- Coxim Atlético Clube (Coxim)
- URSO (Mundo Novo)
Os clubes estreantes em competição oficial são:
- Clube Atlético São Gabriel (São Gabriel do Oeste)
- Clube Atlético Camapuã (Camapuã)
- SEINTER (Dois Irmãos do Buriti)
- Instituto AEFA (Dourados)
- MS Fênix Futebol Clube (Campo Grande)
- D9 Futebol Clube (Campo Grande)
- Clube Social Desportivo Franco Rezende (Maracaju)
- Paranhos Futebol Clube (Paranhos)
Ao todo serão 27 clubes buscando o título e a vaga na Copa do Brasil Sub 17, competição promovida pela CBF. A Reunião Técnica que deve confirmar as equipes participantes da competição acontece no dia 19 de Julho, no Hotel Internacional em Campo Grande.
De acordo com a FFMS, o Clube Atlético Camapuã (Camapuã) e o Paranhos Futebol Clube (Paranhos), possuem pendências de documentação junto à CBF, aguardadas até a próxima terça-feira (19).
Futebol de Base Feminino
Uma nova competição estadual deve ser criada ainda neste ano, para o Futebol Feminino. Contando somente com o Estadual Adulto Feminino, a categoria pode disputar em setembro, o Estadual Sul-mato-grossense Feminino Sub-17.
De acordo com Marcos Tavares, Vice-Presidente da Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul, o campeonato deve contar com seis clubes. "Lançaremos neste ano o Estadual Sub-17 Feminino, onde as meninas mais novas terão a oportunidade de se apresentarem", informou Marcos.