A partir das 9h (de Mato Grosso do Sul), desta quinta-feira (23), o segundo lote de restituição doIRPF(Imposto de Renda de Pessoa Física) 2022 estará disponível para consulta dos 63.266 sul-mato-grossenses que têm direito ao recebimento.
O crédito bancário será realizado no dia 30 junho, no valor total de R$ 91.662.772,35 no Estado. Terão direito à restituição os contribuintes que enviaram a declaração nos primeiros dias do prazo e não caíram na malha fina. Cidadãos com prioridade legal que saíram da malha também recebem.
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 (um) ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Veja o calendário de pagamento da restituição do Imposto de Renda 2022