Tosse, asma, pneumonia: como prevenir as principais doenças respiratórias do outono em MS?
Uma das principais características do outono são as oscilações de temperatura e a baixa umidade relativa do ar em Mato Grosso do Sul. É justamente esse ar mais seco que aumenta a concentração de poluentes na atmosfera e, junto das baixas temperaturas e da poluição, aumentam os riscos de doenças respiratórias.
Doenças como resfriado, gripe, crise de asma, bronquite, sinusite e pneumonia são muito perigosas, sem falar na Covid-19. Os vilões continuam sendo os vírus respiratórios que causam o resfriado e a gripe, doenças transmitidas por meio de gotículas respiratórias.
De acordo com o coordenador do curso de medicina da Uniderp, médico otorrinolaringologista Alexandre Cury, há um aumento significativo de casos nas estações de outono e inverno, que estão associadas, além da redução da umidade relativa do ar, ao aumento da poluição.
“A associação entre temperaturas baixas e tempo seco facilita a proliferação de vírus e bactérias”, destaca. Com as temperaturas mais baixas temos a tendência de deixar os ambientes mais fechados o que pode tornar um facilitador para as doenças respiratórias. Por essa razão, é muito importante manter ambientes ventilados e lavar as mãos com frequência.
Para o especialista, esse período pode ter reflexo na letalidade dos casos de Covid, afetar a curva de contágio ou algo nesse sentido. "Nesse período frequentemente temos um aumento nos casos de doenças respiratórias dentre elas a possibilidade de covid, por isso é importante mantermos os cuidados e prevenção", explica Cury.
Cuidados com as doenças
Segundo ele, o outono é uma estação que demanda muito cuidado para aqueles que sofrem de distúrbios respiratórios crônicos como enfisema pulmonar, asma, bronquite crônica e rinossinusites, pois nessa época ocorrem possibilidades de aumento das exacerbações.
“A prevenção das doenças respiratórias pode ser realizada com hábitos simples como, por exemplo, evitar ambientes fechados e sem ventilação, higienizar bem as mãos, proteger a boca quando tossir, ingerir bastante água e evitar o acúmulo de poeira. Se guardados há bastante tempo, blusas, mantas e cobertores devem ser lavados e colocados ao sol para secagem. Também recomendamos a lavagem do nariz com solução fisiológica que alivia a irritação”, recomenda.
Algumas dicas para evitar as doenças respiratórias no outono
1. Hidrate o corpo.
2. Não fume.
3. Evite se expor a ambientes com muita poeira ou fumaça.
4. Mantenha o ambiente arejado.
5. Lave as mãos com frequência e utilize álcool em gel.
6. Mantenha as vacinas em dia.
8. Use roupas adequadas quando houver necessidade.
9. Mantenha hábitos saudáveis: tempo ideal de sono, alimentação saudável e pratique exercícios físicos fora do período de temperatura mais intensa.
Tipos de vírus de doenças predominantes no outono
- Influenza (gripe);
- Adenovírus (resfriados);
- Vírus sincicial respiratório;
- Rotavírus.
Midiamaxnews
sexta-feira, 20 de maio de 2022