Acordo de cessar-fogo entre Ucrânia e Rússia falha e retirada de civis é suspensa
O acordo de cessar-fogo entre Ucrânia e Rússia falhou e, com isso, a retirada de civis do país invadido foi suspensa, neste domingo (6).
Conforme o Metrópoles, o anúncio de abertura de corredores humanitários feito pela Rússia, mas a Guarda Nacional Ucraniana disse ao jornal Pravda, que os bombardeios continuaram.
A mais recente tentativa de resgate de civis foi feita na cidade de Maripol.
Versões
No entanto, separatistas russos dizem que foi a Ucrânia que não respeitou o acordo de não-ataque.
O segundo anúncio de cessar-fogo foi feito após outra tentativa fracassada, ocorrida na tarde de sábado (5). Na ocasião, segue o Metrópoles, a medida foi interrompida porque a Rússia não teria cumprido o acordo, segundo acusou a Ucrânia.
Os corredores humanitários, segundo especialistas, são fundamentais para permitir a entrada de ajuda e a saída de civis das áreas com ataques russos mais intensos. Essas investidas ocorrem Mariupol e Volnovakha, conforme o site.
Maripuol sofre bombardeios há quase uma semana e está sem fornecimento de água e luz.
3ª tentativa
A Câmara Municipal de Mariupol disse que uma nova tentativa seria feita para retirar civis neste domingo. A partir do meio-dia no horário local (6h no horário de MS), seria possível embarcar civis em três transportes municipais. Os moradores também poderiam seguir em veículos privados.
Voluntários da Cruz Vermelha iriam acompanhar a saída da população, em um roteiro que passa por diversas cidades, inclusive a Zaporozhye, que abriga a maior usina nuclear da Europa. Não é possível desviar a rota proposta, por questão de segurança.
O regime de silêncio das tropas russas, em tese, será adotado até as 21h do horário local (15h em MS).
domingo, 6 de março de 2022