Brasil pode ter frio mais intenso do século e MS com sensação de 0º C
Estados do sul do País devem registrar o frio mais intenso do século, com sensação termina de -25º C, já na próxima semana. A previsão é do MetSul dá conta que a sensação termina em MS pode chegar a 0º.
Conforme divulgado nesta sexta-feira (23), uma massa de origem polar deve começar entre a terça e quarta-feira da próxima semana e se estender até o sábado e domingo. As temperaturas devem ser inferiores às do final de julho e início de julho. Os meteorologistas dizem que um fenômeno assim foi registrado em julho de 2000 e de 2007.
Segundo o UOL, os estudos da MetSul Meteorologia são preliminares e devem ser confirmados nesse fim de semana ou segunda-feira (26).
Ainda segundo o site, regiões com altitude acima de 1.800 metros, como Morro da Igreja, em Santa Catarina, devem ter sensação térmica de -20 e -25º C.
O Rio Grande do Sul deve experimentar até -20°C de sensação térmica, com a mínima nos termômetros de até -5°C. Se o estudo for confirmado no final de semana, cidades de São Paulo e do Mato Grosso do Sul podem ter geadas, com sensação térmica de 0 °C.
Neve
As informações dos institutos de meteorologia dão conta de neve nas serras gaúchas e catarinense. Na versão do Instituto Nacional de Meteorologia, as mínimas previstas "em uma ampla área" da região Sul irão variar entre - 6ºC e - 8°C na manhã de sexta-feira, 30 de julho.
Ainda conforme o Inmet, também há indicação de temperaturas menores do que - 8°C" nas áreas de maior altitude dos estados do sul, motivando a previsão da possível queda de neve entre os dias 29 e 30 deste mês.
sexta-feira, 23 de julho de 2021