Rio Verde-MS: A partir de hoje, toque de recolher varia conforme grau de risco nas cidades.
Rua Vitória, Rio Verde de MT-MS. Imagem Paulo Sergio. |
Com novas diretrizes a serem seguidas a partir de hoje, cada cidade de Mato Grosso do Sul vai adaptar a rotina à gravidade da pandemia, conforme relatório do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia), do Governo do Estado.
Sidrolândia, a 71 Km de Campo Grande, por ser a única classificada em bandeira cinza, adotará toque de recolher mais prolongado, das 20h às 5h.
Nas demais situações, a orientação são as mesmas para todas as demais bandeiras: proibição de eventos com mais de 50 pessoas e atendimento máximo de público de 50% da capacidade instalado do estabelecimento, por exemplo.
Seguindo recomendações do Governo do Estado, o município de Rio Verde de MT-MS, que aparece com bandeira vermelha na classificação do programa Prosseguir, vai adotar toque de recolher das 21h às 5h.
O decreto estadual 15.644 publicado no dia 31 de março prevê que os municípios que desejarem poderão adotar medidas mais duras de restrição. No entanto, segundo a prefeita interina da cidade, Vanda Cristina Camilo (PP), apenas o decreto estadual balizará as ações em Sidrolândia. “Vamos estar intensificando a fiscalização”, sustentou.
Ela lembrou ainda que todos os dias carro de som passa pelas ruas do município orientando a população sobre as medidas necessárias para contenção da disseminação da covid-19.
Em Campo Grande, cuja classificação no Prosseguir é vermelha, o toque de recolher será das 21h às 05h, assim como na maioria das cidades do Estado. Cidades com bandeira laranja obedecerão o toque das 22h às 05h.
Apenas duas cidades - Jaraguari e Rochedo – cuja bandeira é amarela, estão livres de qualquer horário de restrição.
Não há data para que essas mudanças sejam extintas, mas o governo estadual pondera no decreto que “a classificação de risco do município por cores de bandeiras, (...) será atualizada periodicamente”, o que influencia diretamente na alteração ou adoção de novas medidas.
CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS
segunda-feira, 5 de abril de 2021