Parceria do governo estadual beneficiará Coxim e mais 9 municípios com investimento de R$ 100 milhões em obras
Uma parceria entre o Governo do Estado os três senadores e os oito deputados federais de Mato Grosso do Sul e prefeituras, deve favorecer 10 municípios com obras estruturantes para melhorar a vida da população.
O investimento deve ultrapassar a marca de R$ 100 milhões. O assunto foi discutido nesta segunda-feira (26) em uma videoconferência com o governador Reinaldo Azambuja.
Por meio dessa união, serão atendidas 10 das 15 cidades com maior número de habitantes do Estado que não receberam emendas impositivas.
São elas: Sidrolândia, Naviraí, Nova Andradina, Aquidauana, Maracaju, Paranaíba, Amambai, Rio Brilhante, Coxim e Caarapó. Campo Grande, Dourados, Corumbá, Três Lagoas e Ponta Porã já foram contempladas diretamente com emendas.
Devido a uma regra que limita o número de cidades a serem beneficiadas com emendas de bancada, o recurso será destinado ao governo estadual, que vai licitar as obras escolhidas pelos próprios prefeitos e ainda dar uma contrapartida.
Durante a reunião o governador Reinaldo Azambuja destacou a importância da parceria da classe política para viabilizar o montante e afirmou que mesmo os municípios que não forem contemplados com esse recurso serão beneficiados com obras do Estado.
"Não fixamos valor. Queremos que os prefeitos possam ver os projetos que são estruturantes de cada cidade. Nós sabemos que têm cidades com projetos que são vitais para melhorar a infraestrutura. Os outros municípios, que não estão contemplados, não precisam se preocupar porque também estamos desenhando investimentos nessas cidades".
O secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, colocou-se à disposição dos municípios e destacou que vai trabalhar para agilizar os investimentos.
“Assim que os senhores prefeitos tiverem preparadas essas demandas, nos encaminhem para podermos acelerar os processos. Vários municípios já têm bem definido o que será em termo de prioridade. Se não tiver o projeto, pode nos falar o que é e vamos, rapidamente, desenvolver o projeto para partir para a licitação da obra”, disse.
O coordenador da bancada, senador Nelsinho Trad, destacou que esses investimentos só serão possíveis por conta da harmonia da bancada, que teve a maturidade de deixar eventuais diferenças político-partidárias de lado.
“Isso só foi possível porque o governador Reinaldo Azambuja e a bancada federal deram mais uma demonstração de união para beneficiar a população sul-mato-grossense”.
Thaís Libni - Correio do Estado
terça-feira, 27 de abril de 2021