Cozinheiro em hospital de Rio Verde-MS escreve mensagens de apoio em marmita de pacientes com covid-19
Rodrigo e sua amiga Márcia (arquivo pessoal)
“Você não está só, estamos com você”, “Deus é fiel”, “Você é especial”, “Para dos dias bons: sorrisos. Para os dias ruins: paciência. Para todos os dias: fé”, são algumas das frases que o cozinheiro Rodrigo Monteiro Traguetto, 32, escreve nas marmitas entregues aos pacientes de covid-19 no Hospital Municipal de Rio Verde de Mato Grosso, cidade a 203 quilômetros de Campo Grande
.Antes de ser cozinheiro, em 2010, Rodrigo era cabo do Exército Brasileiro e serviu na Missão de Paz das Nações Unidas no Haiti durante sete meses. “Fazia um sopão e saia nas patrulhas para distribuir de madrugada s pessoas carentes que ali se encontravam”, diz.
Rodrigo trabalha no Hospital Municipal há cinco anos, e durante a pandemia, resolveu escrever as frases como uma forma de apoio aos pacientes. “A maioria dos pacientes perdem a fome. E como no isolamento eu não posso entrar eu quis passar a minha mensagem de que eles não estão só, de alguma forma”, diz.
“Comecei a mandar mensagens para uma amiga de trabalho que sempre me deu força aqui em Rio Verde, a Márcia Maricato, pois a mesma ficou acompanhando a mãe dela internada por dias, daí através destas mensagens eu percebi que ela se animava então passei a estender para todos os outros pacientes”.
“Antes eu estava escrevendo nas tampas, pois eram poucos pacientes, mas como teve um aumento muito grande de pacientes então resolvi fazer as frases e imprimir para ser mais agiu no atendimento”, diz.
“Fiz sem a autorização da minha chefe de setor a nutricionista Aline Omena, mas quando ela viu ficou muito feliz, assim como todos companheiros de trabalho”, lembra o cozinheiro.
De acordo com a Secretaria de Saúde do município, Rio Verde tem 1.108 casos confirmados, 1.007 curados e 36 óbitos de pacientes com covid-19, conforme boletim epidemiológico desta sexta-feira (26).
Midiamaxnews
sexta-feira, 26 de março de 2021