Coxim tem 4º caso de coronavirus confirmado.
Foi confirmado na tarde deste sábado (9) o primeiro caso de Coronavírus em funcionária da rede municipal de Saúde de Coxim. Com essa confirmação, Coxim chega ao quarto caso. O município conta ainda com um caso suspeito, que também é de servidora da Saúde.
A Prefeitura de Coxim vai fazer live, as 18 horas, para detalhar o caso.
Atingir funcionários da Saúde era uma das principais preocupações do secretário de Saúde, Franciel Oliveira. “Da mesma forma que estávamos preocupados com a estrutura física também nos preocupamos com os recursos humanos. Na verdade, com os servidores nossa preocupação ainda é maior”, enfatizou o secretário.
Franciel garantiu que o município está se desdobrando para manter de forma regular a distribuição de equipamentos de segurança aos funcionários de todas as unidades de Saúde, inclusive do Hospital Regional, que é a referência no atendimento ao Coronavírus na região norte de Mato Grosso do Sul.
Vale lembrar que qualquer hospital é um ambiente contaminado, por isso vem o pedido das autoridades sanitárias para que você só procure uma unidade de Saúde em caso de dificuldades para respirar. Apresentou sintomas? Ligue para o celular 99936-5251. Do outro lado da linha existem servidores do setor de monitoramento do COVID-19 que vão te orientar sobre a doença.
Na maioria das pessoas os sintomas do Coronavírus são leves, se assemelham ao de uma gripe que causa dores no corpo, febre, tosse e espirro. Nesses casos, o paciente deve se isolar e tratar os sintomas em casa. Atenção, se você percebeu que o quadro evoluiu e apresentou dificuldades para respirar procure imediatamente o Hospital Regional em Coxim ou da sua cidade.
Em Coxim o hospital conta com uma ala de isolamento com 33 leitos clínicos para internar pacientes da doença da rede pública ou particular, se for o caso. Paralelamente a isso, está montando a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) com cinco leitos em parceria com o governo do Estado.
NÚMEROS - O primeiro caso, um idoso de 79 anos, já é considerado recuperado. Depois dele, Coxim diagnosticou outros dois, num casal. O homem de 40 anos segue em tratamento e sua esposa de 34 anos está na fase final da doença, sendo que no início da próxima semana ela já deve receber alta e entrar na lista dos casos recuperados.
Editada para acréscimo de informações.
Ediçãoms
sábado, 9 de maio de 2020