Contra Covid-19, em Bandeirantes, prefeito proíbe festas, casamentos e até jogos de bilhar
A cidade de Bandeirantes, na região central de Mato Grosso do Sul, vive sob medidas bastante restritivas contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Até agora, não foi registrado nenhum caso.
Decreto de 15 de maio tornou obrigatório o uso de máscaras nas vias públicas. E para evitar aglomerações, o prefeito Álvaro Urt (DEM) proibiu a realização de festas, casamentos, bingos e eventos esportivos como jogos de futebol. Sem leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), a prefeitura adquiriu dois respiradores.
Ao Correio do Estado, o prefeito Álvaro Urt (DEM) destacou que os municípios vizinhos já tem confirmações e a preocupação em Bandeirantes é a circulação através da rodovia BR-163. “No primeiro momento, as pessoas menosprezaram, achando que não era tão grave. Hoje a população tem se conscientizado”, explicou.
A realização de missas e cultos também está sob restrição. “Apenas uma reunião por semana e quem está no grupo de risco não pode participar”, frisou Urt. O comércio não chegou a ser fechado, mas também deve cumprir várias normas, como higienização das mãos com álcool em gel e distanciamento de 1,5m.
Os estabelecimentos fecham às 20h, e meia hora depois, começa o toque de recolher no município. consumo de tereré, chimarrão, narguilé e similiares também está proibido. Visitas a pacientes no hospital da cidade estão limitadas a apenas uma pessoa.
“Estamos satisfeitos no momento. Houve uma boa adesão às normas e a Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público e Vigilância Sanitária estão empenhados no combate”, finalizou o prefeito.
Leia na íntegra o novo decreto com medidas de restrição:
Decreto N.º 54, de 15 de maio de 2020
domingo, 24 de maio de 2020