segunda-feira, 7 de agosto de 2017
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
Rio Verde: Queimadas urbanas: Cuidado para não se queimar!
Vegetação transformada em cinzas, animais silvestres mortos pelo fogo, nuvens de fumaça aumentando a poluição atmosférica. Quanto mais se prolonga o período da seca em nossa cidade mais ocorrem grandes queimadas, prejudiciais tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana.
Entretanto, não são somente as grandes queimadas florestais, que arrasam imensas áreas verdes, que constituem crimes ambientais. Queimar qualquer coisa, gerando poluição que cause danos à saúde, é crime, previsto no artigo 54 da Lei Federal 9605/1998, conhecida como Lei do Meio Ambiente. A pena varia de seis meses a quatro anos de reclusão, além de multa.
Nem em quintal deve-se fazer queimadas, ainda que de galhos secos e folhas, pois, apesar de ser propriedade particular, prejudica a atmosfera, que é um bem da comunidade. Mesmo sendo rejeitos naturais, a fumaça é antinatural, danosa e, às vezes, até fatal, pois contém partículas, gases e substâncias que provocam irritação dos olhos, da pele, das vias aéreas e até câncer. Crianças, idosos e pessoas portadoras de doenças respiratórias são os mais prejudicados.
Sabendo disto, é hora de, então, cada um fazer a sua parte. A começar por três simples ações:
‣ Não queimar lixo doméstico, ainda que sejam folhas secas e papeis no quintal de casa;
‣ Não jogar lixo em terrenos baldios, áreas verdes ou matas ciliares, para evitar a possibilidade de queimadas espontâneas; e
‣ Não jogar bitucas acesas de cigarro em locais onde há lixo, folhas secas ou mato, principalmente da janela do carro em movimento e em estradas. Deste ato negligente e descuidado pode resultar um incêndio de dimensões incalculáveis!