quinta-feira, 3 de março de 2016
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
Oscar de Leo DiCaprio e os índios de MS têm mais a ver do que você pensa
Finalmente o ator Leonardo DiCaprio conquistou seu Oscar, quebrando um jejum de cinco indicações ao prêmio máximo do cinema. Mas, a vitória do ator deu voz a muito mais que seu talento. Publicamente defensor dos direitos humanos, de intervenções governamentais em defesa das questões climáticas e dos direitos de povos indígenas, o discurso de vitória de DiCaprio contemplou exatamente este tema.
E num contexto em que 'povos indígenas' são palavras-chave da cultura sul-mato-grossense, uma liderança indígena do Estado, Marcos Terena, atualmente radicado em Brasília a serviço da Funai (Fundação Nacional do Índio), é quem mais tem propriedade de falar sobre o discurso de Leo DiCaprio: em 2014, durante uma manifestação às vésperas da Cúpula do Clima, conferência realizada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova Iorque, Marcos Terena puxou uma marcha pela ruas da cidade. "Quando de repente veio aquele rapaz para o meu lado, dizendo para mim que queria marchar com a gente, porque também era militante dos direitos indígenas. Tirou foto e tudo mais". Adivinha quem era...
A partir de então, criou-se um vínculo entre os militantes. "Não que tenhamos sentado meia hora e batido aquele papo, tornado-nos amigos, não é isso. Mas, em nossos breves encontros, conversamos muito sobre a luta dos povos indígenas e ele declarou que é solidário a nossa causa. Esse é um aspecto da solidariedade pelo bem comum que ele incorporou bem". Apoia tanto, a propósito, que destinou recentemente US$ 3,4 milhões de sua fortuna para povos indígenas em defesa da Amazônia, a serem geridos pelo governo do Equador.
quinta-feira, 3 de março de 2016