terça-feira, 22 de março de 2016
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
Neymar ou Suárez? Clássico pode derrubar invencibilidade de 173 dias
A não ser que haja um empate, a partida desta sexta-feira entre Brasil e Uruguai vai destruir uma longa invencibilidade. Integrantes do ataque mais mágico e impressionante do futebol mundial, o trio MSN do Barcelona, Neymar e Luis Suárez não perdem um jogo há 173 dias, mais de cinco meses. Desde que foram derrotados por 2 a 1 pelo Sevilla, no dia 3 de outubro do ano passado, pelo Campeonato Espanhol.
Protagonistas de tabelas e triangulações com Lionel Messi, os dois amigos vão se enfrentar na Arena Pernambuco pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Desde aquela rara derrota do Barça, Neymar disputou 32 jogos – 30 por sua equipe e dois pela seleção brasileira: ganhou 28 e empatou quatro. Como estava suspenso, escapou da derrota para o Chile, no dia 8 de outubro, na partida que abriu o torneio classificatório para o próximo Mundial.
Luisito Suárez não veste a camisa da Celeste desde a Copa de 2014, quando foi suspenso por morder o italiano Chiellini. Portanto, seus 35 jogos de invencibilidade foram todos pelo Barcelona: 30 vitórias e cinco empates.
Os mais de 44 mil torcedores que assistirão ao duelo de sexta-feira também têm ótimas razões para esperar gols. Nesses mais de cinco meses sem derrotas, Neymar marcou 23 vezes e tem média de 0,71. O uruguaio, então, tem números ainda mais impressionantes: 37 gols e a média de 1,05 por partida.
O uruguaio, entretanto, jamais comemorou sobre o Brasil. Perdeu os três clássicos que disputou, em 2007, 2008 e 2013.
Luis Suárez no treino da seleção do Uruguai: em busca da primeira vitória contra o Brasil (Foto: Reuters/Andres Stapff)
Os atacantes são os maiores expoentes de duas das mais tradicionais seleções do futebol mundial. Enquanto Neymar carrega a responsabilidade de comandar uma reação aos fracassos recentes, principalmente a derrota por 7 a 1 para a Alemanha na semifinal da Copa de 2014, Suárez é tratado como herói em seu pequeno país. É o maior artilheiro da história do Uruguai, com 44 gols.
Brasil e Uruguai se enfrentarão na sexta-feira, a partir das 21h45, na Arena Pernambuco, com transmissão da TV Globo, do SporTV e do GloboEsporte.com, que também vai acompanhar em Tempo Real.
terça-feira, 22 de março de 2016