domingo, 20 de março de 2016
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
Homem é mantido refém após indígena ser baleado em área de conflito
Um homem de 46 anos, morador no Centro de Dourados, foi mantido refém como forma de represália após um indígena ser baleado na área de conflito entre a Aldeia Jaguapiru e propriedades rurais da região. Ele fazia trilha em sua bicicleta pelo local, quando um grupo de aproximadamente 60 pessoas o cercaram e impediram de prosseguir.
De acordo com informações apuradas, os indígenas o pressionavam para gravar um vídeo falando sobre o fato.
Um delegado da Polícia Civil foi avisado sobre a situação e pediu apoio a Polícia Militar, que através da Força Tática se deslocou até a região.
Foram aproximadamente 45 minutos de negociação até que o ciclista fosse liberado.
Durante as conversas, os indígenas apresentaram Jonemar de Ramos Machado, 38, conhecido como ‘Pata’, morador na Aldeia Jaguapiru. Ele havia sido baleado com um tiro nas costas.
Segundo a polícia, os próprios indígenas não souberam afirmar de quem partiu o disparo, se de produtores rurais da região quem vem sendo invadida ou em conflito entre os próprios índios.
Machado foi encaminhado até o Hospital da Vida e passa bem. Já o homem mantido como refém acabou liberado após negociações da polícia.
Tensão
O clima de tensão entre produtores rurais e indígenas vem tomado conta da região Norte de Dourados, após a invasão, por parte de famílias de outras cidades, de áreas próximas à Perimetral e propriedades rurais entre o município e Itaporã.
Na tarde de ontem, lideranças da Aldeia Bororó registraram boletim de ocorrência na Polícia Federal e foram ouvidos sobre a situação que se encontra o local.
Em contato com o Dourados News, o capitão Gaudêncio Benitez, alega que não descarta um conflito entre os grupos e afirmou ter informação que o acampamento a beira da via vem sendo 'alimentado' todas as noites com indígenas de outras cidades.
Benitez também comentou sobre um possível e iminente derramamento de sangue na região caso não sejam tomadas providências sobre a situação,
domingo, 20 de março de 2016