quinta-feira, 7 de janeiro de 2016
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
Coreia do Norte diz ter feito teste com bomba de hidrogênio bem-sucedido
A Coreia do Norte afirmou ter feito um teste bem-sucedido com uma miniatura de bomba de hidrogênio nesta quarta-feira (6). Foi o quarto teste com arma nuclear feito pelo país e teria sido o primeiro usando uma bomba de hidrogênio, que pode ser até 50 vezes mais potente que a bomba atômica. Outros testes ocorreram em 2006, 2009 e 2013.O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) se reúne nesta quarta para sanções contra a Coreia. Os Estados Unidos e o Japão solicitaram consultas emergenciais ao Conselho de Segurança, segundo a porta-voz da missão dos EUA na ONU, Hagar Chemali.
O anúncio do teste com um artefato nuclear de hidrogênio em miniatura foi feito pela TV estatal. "Após o pleno sucesso da nossa bomba H histórica, nos juntamos ao grupo dos Estados nucleares avançados", disse a apresentadora.
"Este último teste, produto da nossa tecnologia e da nossa mão de obra, confirma que os recursos tecnológicos que desenvolvemos recentemente são eficientes e provam cientificamente o impacto da nossa bomba H miniaturizada", destacou a apresentadora da TV estatal.
O teste surpresa da bomba H foi autorizado pessoalmente pelo ditador norte-coreano, Kim Jong-un, dois dias antes do seu aniversário, anunciou a TV.
O dirigente norte-coreano deu a entender, no mês passado, em uma inspeção a uma unidade militar, que seu país havia concluído a montagem de uma bomba de hidrogênio.A bomba de hidrogênio ou termonuclear utiliza a fusão do átomo em cadeia e provoca uma explosão mais potente que a chamada bomba atômica, que utiliza a fissão nuclear. A bomba de hidrogênio (fusão) é mais poderosa e mais difícil de construir. Já a bomba A (fissão) é semelhante à utilizada em Hiroshima.
Dúvidas
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou um terremoto de magnitude 5,1 na zona de testes nucleares do país.
A agência de espionagem sul-coreana, no entanto, contesta que a Coreia do Norte tenha testado uma bomba de hidrogênio, segundo Lee Cheol Woo, integrante do comitê de inteligência do Parlamento, segundo a AP. O tamanho relativamente pequeno da onda sísmica levantou a suspeita.
A agência sul-coreana de inteligência diz que esta ainda seria uma bomba de fissão. Lee diz que mesmo uma detonação que falhou de uma bomba de hidrogênio poderia ter provocado o mesmo impacto que o mencionado.
Fontes de inteligência dos Estados Unidos disseram à agência Reuters que pode demorar alguns dias para que se determine com mais precisão que tipo de artefato nuclear foi testado pela Coreia do Norte.
"A comunidade de inteligência dos EUA está ciente de um evento sísmico com características explosivas na Coreia do Norte, e estamos avaliando todas as informações relevantes", disse uma autoridade da inteligência dos EUA à agência.
Local do teste nuclear
O anúncio surpresa sinaliza que os esforços para frear o impulso do país para colocar um arsenal nuclear em funcionamento têm sido pouco eficientes.
Registro do terremoto
O sismo foi registrado por volta das 10h no horário norte-coreano (23h30 no horário de Brasília).
O sismo foi registrado por volta das 10h no horário norte-coreano (23h30 no horário de Brasília).
O Instituto Geológico explicou que o epicentro do tremor foi registrado no nordeste da Coreia do Norte, a cerca de 50 km de Kilju, na mesma zona onde se encontram instalações nucleares, informou a agência France Presse.
Um funcionário da agência meteorológica daCoreia do Sul disse que acreditava que o terremoto foi provocado artificialmente, sem entrar em detalhes. A confirmação se deu após o anúncio da Coreia do Norte.
quinta-feira, 7 de janeiro de 2016