quinta-feira, 27 de agosto de 2015
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
Para analistas, volta de Bernal representa mais uma derrota de André
O retorno de Alcides Bernal (PP) à Prefeitura de Campo Grande, previsto para esta quinta-feira (27), está sendo visto por analistas como outra grande derrota política do ex-governador André Puccinelli (PMDB), acusado de ser o mentor da manobra que culminou com o afastamento do progressista do cargo.
O juiz de direito David de Oliveira Gomes, da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, autor da liminar (provisória) que reconduz Bernal ao cargo, determinou que a volta do progressista à prefeitura ocorra às 12h30 de quinta-feira.
Antes disso, o grupo político de André Puccinelli já havia perdido as eleições municipais na Capital para o próprio Bernal, quando o então deputado federal Edson Giroto fracassou, e o governo do Estado em 2014 para o tucano Reinaldo Azambuja (PSDB).
No ano passado, apesar de o PMDB ter lançado o ex-prefeito Nelsinho Trad candidato ao governo, o então governador preferiu apoiar o senador Delcídio do Amaral (PT) por orientação da presidente Dilma Rousseff, para quem também pediu votos abertamente em Mato Grosso do Sul.
quinta-feira, 27 de agosto de 2015
Ao final das eleições, Delcídio foi derrotado para Azambuja no segundo turno das eleições. Sentindo-se traído por correligionários, Nelsinho abandonouu o grupo de André Puccinelli e retornou ao PTB depois de 12 anos, para comandar o partido por determinação do comando nacional.
POSSE
Segundo David de Oliveira Gomes, a Procuradoria-Geral do município será informada, na primeira hora do dia 27 (quinta-feira) sobre a decisão judicial e deverá permitir livre acesso do prefeito ao seu gabinete.
Ainda conforme o juiz, não há necessidade de posse ou qualquer outra formalidade, pois já ocorreu em janeiro de 2013.
Ainda conforme o juiz, não há necessidade de posse ou qualquer outra formalidade, pois já ocorreu em janeiro de 2013.
A Polícia Militar também será informada para garantir a segurança no local no dia 27.
Ao Portal Correio do Estado, Bernal disse que irá demitir todos os comissionados contratados irregularmente por Gilmar Olarte. Ele também disse que irá comparecer ao desfile de 26 de agosto.
A 1ª Câmara Cível do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) decidiu, por 2 votos a 1, pela reintegração ao cargo de Alcides Bernal (PP) para a prefeitura de Campo Grande.
A Corte manteve a decisão liminar (provisória) do juiz David de Oliveira Gomes, da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, do dia 15 de maio de 2014, que reconduziu Bernal ao cargo.