sábado, 22 de agosto de 2015
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
Nasa: asteroide não acabará com a Terra em setembro
Boas notícias para quem tem planos para outubro: a Terra não vai acabar até lá. A Nasa divulgou um comunicado nesta semana dizendo que um asteroide gigante não irá se chocar com a Terra e destruir grande parte das Américas.
A agência espacial americana foi forçada a desmentir rumores sobre o fim de parte do nosso planeta depois que diversos blogs e sites internacionais informaram que um grande asteroide atingiria a Terra entre 15 e 28 de setembro, perto de Porto Rico, provocando uma grande destruição na costa dos Estados Unidos, México e países da América Central e do Sul. Os boatos diziam que o governo americano estaria encobrindo o fato, para evitar o pânico mundial. De acordo com a Nasa, entretanto, esse período estará absolutamente livre de asteroides em rota de colisão com a Terra.Não há nenhuma base científica - nenhuma evidência - de que um asteroide ou outro objeto celeste irá atingir a Terra nestas datas", declarou Paul Chodas, gerente do projeto de Objetos Próximos da Terra (NEO, na sigla em inglês) do Laboratório de Propulsão a Jato. "Se existisse algum objeto grande o suficiente para fazer esse tipo de destruição em setembro, teríamos visto alguma coisa agora", disse.
O laboratório explicou ainda que todos os asteroides perigosos conhecidos têm menos de 0,01% de chance de impactar a Terra nos próximos 100 anos.
Rumores - De acordo com a imprensa americana, os rumores tiveram origem em uma profecia do reverendo Efrain Rodriguez, um pastor porto-riquenho que diz receber comunicados divinos sobre o futuro da humanidade.
Infelizmente, essa não é a primeira vez que a Nasa precisa desmentir boatos do fim do mundo sem nenhuma base na ciência. De acordo com o comunicado, "teóricos do juízo final" fizeram previsões semelhantes no passado, incluindo a alegação do fim do mundo prevista pelo calendário maia, em 2012, que não eram apoiadas pela ciência e se mostraram falsas.
"Mais uma vez, não existe nenhuma evidência de que um asteroide ou qualquer outro objeto celeste está em uma trajetória que impactará a Terra", disse Chodas.
Veja (Da redação)
sábado, 22 de agosto de 2015