CIDADES
INTERNACIONAL
quinta-feira, 11 de dezembro de 2014
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Jornalista do Washington Post sofre problemas de saúde em prisão no Irã


Jason Rezaian, o correspondente do jornal The Washington Post preso há 141 dias no Irã, tem sofrido diversos problemas de saúde decorrentes das péssimas condições da penitenciária, informaram seus familiares. O jornalista tem sido obrigado a dormir com apenas um cobertor no chão de concreto, o que provocou fortes dores nas costas. Ele também está com uma infecção crônica nos olhos, que, segundo seus parentes, pode provocar danos permanentes à visão, e uma inflamação nos testículos que não foi tratada e causa dores constantes. Complicações psicológicas decorrentes do total isolamento de Rezaian na penitenciária são outras sequelas que preocupam sua família nos Estados Unidos.

As circunstâncias que levaram Rezaian à prisão ainda não foram explicadas pelas autoridades iranianas. Ele foi detido junto da mulher, Yeganeh Salehi, em julho deste ano. Yeganeh foi libertada mediante o pagamento de fiança em outubro, mas a prisão de Rezaian foi estendida por mais dois meses sob a justificativa de que uma investigação ainda está em andamento. No domingo, a Justiça iraniana disse que acusações haviam sido formalizadas contra o jornalista, mas não especificou por quais crimes ele terá de responder. “Todo dia nós estamos pisando em um território novo. Nunca um jornalista ocidental ficou tanto tempo preso. Isso tem devastado Rezaian”, afirmou o irmão do americano, Ali.
Mantido na solitária durante a maior parte de sua prisão, Rezaian também foi privado de se encontrar com seu advogado ou receber a visita da mulher e de um outro parente. Ele só foi autorizado a telefonar para a família nos Estados Unidos há duas semanas. Especialistas em direitos humanos no Irã dizem que a legislação do país permite que o juiz renove a detenção de presos em casos que ameaçam a segurança nacional e impeça o acesso da defesa ao processo. O Washington Post tentou entrar em contato com autoridades iranianas para se inteirar da situação de Rezaian, mas não obteve nenhuma resposta.
A administração do presidente Barack Obama, que tem mantido conversas com o Irã sobre oprograma nuclear do país, passou a pressionar Teerã na última semana para garantir a libertação do jornalista. No domingo, o secretário de Estado, John Kerry, urgiu o Irã a libertar Rezaian, alegando que ele “não expõe nenhuma ameaça ao governo iraniano ou à segurança nacional do país”. Um porta-voz do Departamento de Estado limitou-se a dizer na terça-feira que os Estados Unidos estão “confiantes de que Jason Rezaian poderá retornar para sua família, amigos e entes queridos”.
Veja
quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/