segunda-feira, 10 de novembro de 2014
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
Projeto bilionário de segurança nas fronteiras começa na quinta
O projeto piloto do Sistema Integrado de monitoramento de Fronteiras (Sisfron) começará a operar, oficialmente, na quinta-feira (13), em Dourados (MS). O Ministério da Defesa investiu R$ 1,3 bilhão no projeto em Mato Grosso do Sul.
O sistema tem como objetivo estruturar a segurança nas fronteiras e barrar, principalmente, a prática de crimes como o tráfico de drogas e armas. O trabalho vai acontecer de forma integrada com a participação de todos os organismos de segurança pública. No dia 24 do mês passado, o ministro da Defesa, Celso Amorim, esteve pessoalmente em Dourados para verificar os últimos detalhes para o início dos trabalhos do piloto.
Uma solenidade oficial com a presença de autoridades, marcada para acontecer na quinta-feira, na sede da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, deve abrir oficialmente a operação do sistema que se propõe a ser referência internacional no monitoramento e segurança de fronteiras.
A projeção do Ministério da Defesa, conforme o cronograma de execução é de que o Sisfronesteja totalmente implantado e em operação em 2017. O sistema é um projeto que terá a instalação de bases móveis, radares, sensores, comunicação integrada e criptografada, desenvolvimento de softwares e infraestrutura para monitorar e vigiar 16.886 quilômetros na faixa de fronteira, abrangendo 588 cidades no Brasil, em 11 Estados.
Com informações do Dourados News.
segunda-feira, 10 de novembro de 2014