CIDADES
INTERNACIONAL
sábado, 15 de novembro de 2014
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Em clima de descontração, líderes do G20 fazem foto oficial na Austrália


Em contraste com a usual formalidade das reuniões entre chefes de Estado, a foto oficial do encontro de cúpula do G20, na Austrália, foi marcada neste sábado (15) por um momento de descontração. Cercada pelos líderes dos 19 países mais poderosos do mundo mais a União Europeia, a presidente Dilma Rousseff arrancou sorrisos dos colegas estrangeiros ao acenar no instante em que estavam todos perfilados para a fotografia oficial. A presidente da República posou ao lado do norte-americano Barack Obama.
A reunião de cúpula do G20 teve início neste sábado (15) na Austrália. Ao longo deste final de semana, os líderes dos 20 países mais ricos do planeta devem tratar de assuntos em pauta na agenda mundial, como o baixo ritmo de crescimento econômico, a dificuldade para gerar empregos, a epidemia do ebola e a crise política e militar na Ucrânia. Apesar das pressões populares, o governo australiano excluiu as mudanças climáticas da pauta de discussões da cúpula.
Anfitrião do encontro, o primeiro-ministro da Austrália, Tony Abbott, deu as boas-vindas aos chefes de Estado no Centro de Convenções de Brisbane, no litoral oeste do país. Antes da abertura oficial, eles assistiram a uma cerimônia tradicional aborígine. Abbott cumprimentou pessoalmente a presidente brasileira na largada do evento.
No primeiro dia do encontro, líderes do G20 se comprometeram a acabar de vez com a epidemia do vírus ebola, que tem se multiplicado em países da África Ocidental, assustando o resto do mundo. A meta foi divulgada em um comunicado.
Mesmo de fora da agenda principal, as mudanças no clima do planeta acabaram recebendo um forte incentivo na Austrália. Antes de os trabalhos serem iniciados, o presidente norte-americano anunciou que seu país irá doar US$ 3 bilhões para auxiliar no combate às mudanças climáticas. A doação bilionária será repassada a um fundo da Organização das Nações Unidas (ONU) destinado a ajudar os países mais pobres e vulneráveis a se prepararem para enfrentar o aquecimento global.
Além de Abbott, Dilma e Obama, participam da cúpula do G20, entre outros líderes, a chanceler alemã Angela Merkel; o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, e o presidente da China, Xi Jinping. Alvo de críticas por sua participação no conflito da Ucrânia, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, também está em Brisbane.
Primeiro dia de atividades
Neste sábado, os chefes de Estado se reuniram em um almoço oferecido pelo primeiro-ministro da Austrália. Logo em seguida, compareceram à primeira sessão plenária da cúpula.
Depois da foto oficial, os líderes do G20 foram a um jantar oferecido pelo primeiro-ministro australiano na Galeria de Arte Moderna de Queensland. O primeiro dia de agenda se encerrou com uma apresentação cultural.
Os países-membros do G20 representam 85% do PIB mundial, 80% do comércio global e concentram dois terços da população do planeta.
O bloco é formado pela União Europeia, pelo G7 (EUA, Canadá, Japão, Alemanha, Reino Unido, Itália e França), e por Brasil, Coreia do Sul, Argentina, Austrália, China, Índia, Indonésia, México, Arábia Saudita, África do Sul, Turquia e Rússia.
Além disso, a Austrália convidou a vizinha Nova Zelândia para o encontro e a Espanha assiste às reuniões, como convidado, desde 2010.
sábado, 15 de novembro de 2014

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/