sexta-feira, 26 de setembro de 2014
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
Jihadistas do EI adotam novos estratagemas após ataques
Os jihadistas do Estado Islâmico (EI) adotaram novos estratagemas no norte do Iraque depois que os Estados Unidos passaram a bombardear alvos do grupo. Entre as medidas estão a troca dos chamativos comboios de caminhonetes por discretas motocicletas com o intuito de despistar os aviões. Testemunhas também afirmaram que os terroristas têm "plantado" bandeiras negras, uma das marcas do grupo, em casas de civis para criar confusão e atrair as aeronaves para falsos alvos.
Os jihadistas também passaram a andar em grupos menores, diminuíram o número de postos de controle em estradas e têm feito menos uso de telefones celulares. Um chefe tribal de um vilarejo ao sul de Kirkuk afirmou que os jihadistas "abandonaram seu principal quartel-general no vilarejo" quando ouviram que a campanha aérea seria estendida para a região. "Eles pegaram toda a mobília, os veículos e as armas. Depois, colocaram bombas na estrada e destruíram o prédio", disse o chefe tribal, que não quis ser identificado. "Eles não se movimentam mais em comboios militares como antes. Em vez disso, eles usam motocicletas, bicicletas e, se necessário, carros camuflados", disse.
Outras testemunhas relataram que, embora os ataques ainda não tenham atingido o Estado Islâmico de maneira decisiva, eles ,pelo menos, reduziram a barbárie imposta pelo grupo nas áreas sob seu controle. "Eles [os jihadistas] executavam pessoas como quem bebe água. Agora os ataques aéreos diminuíram o ritmo deles". disse o chefe tribal iraquiano Sheikh Anwar al-Assy al-Obeidi.
sexta-feira, 26 de setembro de 2014