quarta-feira, 3 de setembro de 2014
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
Após 'apagão', seleção brasileira derrota a Sérvia: 81 a 73
A seleção brasileira masculina de basquete está muito perto de garantir a segunda colocação de seu grupo – e de abrir caminho para disputar uma medalha – no Mundial da modalidade, disputado na Espanha. Mesmo depois de um terceiro período muito ruim, quando sofreu um "apagão" e queimou uma ampla vantagem no placar, o time se recuperou e derrotou a Sérvia por 81 a 73, nesta quarta-feira, em Granada. A vitória deixa o Brasil com sete pontos conquistados em quatro partidas disputadas no Grupo A, com apenas mais um jogo a realizar. Na quinta, às 10h30 (de Brasília), o time do técnico argentino Rubén Magnano enfrenta o Egito, equipe que perdeu todos os seus jogos no Mundial. Confirmando o favoritismo, a seleção avança às oitavas na segunda posição da chave, o que deve evitar o cruzamento com as seleções de primeiro escalão até a semifinal.
No Mundial, os quatro primeiros colocados de cada chave avançam às oitavas de final, disputadas em sistema de cruzamento olímpico. Com a segunda posição do Grupo A, o Brasil enfrentaria o terceiro colocado do Grupo B nas oitavas. O destaque da vitória brasileira na tarde desta quarta foi o ala Marquinhos, que marcou 21 pontos e ainda pegou cinco rebotes para o time de Magnano. Leandrinho também foi bem e anotou 16 pontos. Pela Sérvia, o armador Teodosic marcou 14 pontos. Ao contrário de partidas anteriores no Mundial de basquete, quando saiu perdendo para França e Espanha e teve de correr atrás de uma virada, a seleção brasileira começou bem a partida diante da Sérvia, que também sonhava com o segundo lugar no grupo encabeçado pelos donos da casa.
Com uma defesa sólida e jogadas em velocidade, o time comandado por Magnano liderou o placar durante todo o primeiro tempo e foi para o vestiário com dezesseis pontos de vantagem: 48 a 32. A instabilidade, desta vez, veio no retorno dos vestiários. No terceiro quarto, o Brasil não conseguiu manter o ritmo e viu a equipe adversária dominar completamente o jogo. O placar desse período foi de 32 a 12 para os sérvios, que passaram à frente no marcador. O Brasil abriu o último quarto de jogo com quatro pontos de desvantagem e demorou quase três minutos para converter sua primeira cesta. Quando finalmente se acertou no ataque, porém, o time conseguiu deslanchar de novo. Com oito pontos seguidos de Marquinhos, o Brasil reassumiu o comando do jogo e ficou na frente até o cronômetro zerar.
(Com agência Gazeta Press)
quarta-feira, 3 de setembro de 2014