sábado, 2 de agosto de 2014
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
Simulado gratuito do Enem começa neste sábado
Começa neste sábado a segunda edição do Simulado Enem 2014 promovido por VEJA.com em parceria com a startup AppProva. O exame é on-line e gratuito e poderá ser realizado até o dia 11. Seguindo o modelo do Enem oficial, os participantes terão de responder a 180 questões de múltipla escolha, divididas em duas provas: a primeira reúne testes de ciências humanas (45 questões) e ciências da natureza (45 questões); a segunda, de linguagens (45 questões) e matemática (45 questões).
Também como acontece no Enem, o tempo de realização de cada prova é de 4 horas e 30 minutos ininterruptos — não é permitido pausar o exame. Não haverá prova de redação. As notas finais dos participantes serão calculadas de acordo com a teoria de resposta ao item (TRI), usada no Enem. O método leva em conta o desempenho de cada estudante na prova e também a performance dele diante dos demais participantes.
As questões a serem apresentadas são inéditas e obedecem à matriz de habilidades e competências estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) — e cobrada no Enem. Todos os testes foram elaborados por professores do AppProva e do Colégio 7 de Setembro, de Fortaleza, que figura no ranking dos 150 melhores do país no Enem.
Após o encerramento de cada simulado, os participantes saberão quantas questões erraram e quantas acertaram. Três dias depois, terão acesso a uma avaliação estatística, que vai revelar como cada um se saiu em relação aos demais e ainda nas áreas, disciplinas e habilidades específicas. Até quinze dias após o término dos simulados, todos receberão as notas finais, calculadas de acordo com a TRI. Entre os dias 20 e 29 de setembro os participantes poderão fazer mais um simulado do Enem, na reta final de preparação para a avaliação federal.
A AppProva já ajudou na preparação de mais de 500.000 estudantes, via aplicativo para Facebook. É, de fato, uma grande ajuda, uma vez que o número de participantes do Enem cresce a cada ano: em 2014, serão 8,7 milhões, disputando vagas em universidades públicas e privadas, bolsas de estudo no Brasil e no exterior e cursos técnicos. O Colégio Santo Antônio, juntamente com os colégios Santo Agostinho, Magnum e Loyola, é um dos responsáveis pelo conteúdo pedagógico da startup.
http://veja.abril.com.br/appprova/