terça-feira, 6 de maio de 2014
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
Rio Verde de Mato Grosso, representará Cultura Pantaneira em Natal
Natal sediará um dos mais importantes eventos culturais do país: a Teia Nacional da Diversidade 2014. O evento acontecerá de 19 a 24 de maio e tem como parceiros o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), a Universidade Federal do RN (UFRN), o governo do RN, a Fundação Capitania das Artes e a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura.
A Teia 2014 será, portanto, um espaço para encontro, reconhecimento, convivência, reflexão, formação e divulgação de temas prioritários dos grupos, comunidades e Pontos de Cultura enquanto representantes dos segmentos socioculturais da nossa diversidade.
Para este encontro, o Ponto de Cultura “Centro de Tradições Pantaneiras” de Rio Verde de Mato Grosso, foi selecionado por meio de edital em nível nacional pelo Ministério da Cultura, e vai representar a Cultura Pantaneira e o Estado de Mato Grosso do Sul com o espetáculo musical “Pot-Pourri Guarânico”.
O Pot- Pourri Guarânico é uma compilação do Maestro Luís Estevam (professor de violão e canto coral), que mistura cinco famosas músicas de estilo Guarânia sendo elas: Chalana, Cabecinha no ombro, Tocando em frente, Trem do Pantanal e Rasqueado apaixonado, acompanhada por violões, baixolão e percussão feita com guampas, fruto da oficina de percussão com a professora Ruth Estevam, embarcam nesta caravana 18 pessoas, entre adolescentes e adultos.
O Ponto de Cultura CTP criado em 2010 pela Comunidade Kolping Frei Tomas, vem fortalecendo a cultura pantaneira no município através de oficinas de músicas instrumentais e canto coral.
O evento em Natal-RN visa fortalecer o exercício dos direitos culturais, a atuação em rede, o diálogo e a parceria entre a sociedade civil, gestores, Instituições de Ensino, instâncias de participação social e sociedade em geral no campo cultural para a qualificação e o fortalecimento de políticas e ações de valorização e promoção da cultura brasileira em todos os seus aspectos e segmentos culturais.
Segundo o Coordenador do Sistema Municipal de Cultura de Rio Verde Pantanal-Brasil, Professor Leandro Martins que também é diretor da Comissão Executiva da Cultura CEC NORTE-MS, Esse intercambio será muito importante para o amadurecimento e o fortalecimento da cultura do município, que a partir da instituição do Sistema Municipal de Cultura, que vem ao longo de 2013, realizando várias ações de apoio aos grupos e aos artistas locais.
Considerando a importância da atuação do SEBRAE Norte MS para este processo oferecendo a consultoria cultural, que vem contribuindo, é possível fazer uma pequena retrospectiva observando a evolução e os benefícios alcançados pela comunidade em parceria com poder público municipal e a iniciativa privada.
No ano de 2013, o município foi contemplado pela FUNARTE, FIC, e MINC, o que representou R$ 120.000,00 em recursos públicos federais e estaduais, além do investimento que o SEBRAE tem realizado para o fortalecimento do setor cultural.
“Os resultados não são apenas financeiros, o ganho social é outro aspecto relevante, cerca de 500 pessoas tiveram acesso à cultura com muito mais facilidade através de nossos projetos”, explicou o Professor Leandro Martins.
Victor Currales
terça-feira, 6 de maio de 2014