CIDADES
INTERNACIONAL
terça-feira, 20 de maio de 2014
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Atentado mata 118 pessoas na região central da Nigéria


Pelo menos 118 pessoas morreram e 45 ficaram feridas nesta terça-feira vítimas de dois carros-bomba que explodiram em um movimentado mercado da cidade de Jos, na região central da Nigéria. A suspeita é de que o grupo radical islâmico Boko Haram esteja por trás do atentado. Até o momento, ninguém reivindicou sua autoria. O ataque ocorreu no mesmo dia em que o Senado aprovou uma prorrogação de seis meses do estado de emergência que vigora há um ano em três Estados no nordeste do país.
O primeiro artefato explosivo estava escondido em um caminhão, e o segundo, em um micro-ônibus, informou um porta-voz militar. De acordo com a polícia, as bombas explodiram com meia hora de diferença. Com isso, a segunda bomba atingiu várias pessoas que estavam ajudando as vítimas da primeira explosão. 

A hipótese de que o atentado tenha sido praticado pelo Boko Haram é preocupante: neste caso, o grupo terá expandido sua área de atuação além do nordeste do país, região onde ocorreram vários ataques nas últimas semanas. O grupo, que prega a imposição da sharia (lei islâmica) e abomina a educação ocidental, sequestrou em abril mais de 200 alunas na cidade de Chibok, no nordeste.
O presidente nigeriano, Goodluck Jonathan condenou o ataque e afirmou que seus autores são “cruéis”. 
“O governo se mantém totalmente comprometido em ganhar a guerra contra o terror, e essa administração não será intimidada pelas atrocidades cometidas pelos inimigos do progresso humano e da civilização”, disse, em comunicado divulgado pelo seu gabinete. 
Esforços - O presidente também anunciou que vai reforçar as medidas para combater os insurgentes, incluindo o envio de uma força internacional formada por tropas do Níger, Camarões, Chade e da própria Nigéria para patrulhar a região do lago Chade, uma das bases dos terroristas.
Também nesta terça-feira, o governo britânico anunciou que um avião espião que seria enviado para auxiliar nas buscas pelas estudantes sequestradas sofreu um problema técnico e teve que pousar no Senegal para reparos. O avião havia deixado a Grã-Bretanha no sábado para se juntar aos esforços internacionais contra o Boko Haram. Os EUA também enviaram aeronaves de vigilância para a Nigéria e Israel afirmou que despachou agentes de inteligência e negociadores para auxiliar nas buscas. 
(Com agências EFE e Reuters)
terça-feira, 20 de maio de 2014

OFERTAS BOM PREÇO


OK NET RIO VERDE


SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/