sábado, 12 de abril de 2014
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
Grupo oferece telescópios para quem quer ver Marte
Os telescópios do Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina (Gedal) estarão voltados para Marte a partir das 19h deste sábado (11), na Praça Nishinomiya, em frente ao Aeroporto Governador José Richa, na zona leste da cidade. Os objetos poderão ser usados por quem passar por ali, com a orientação dos pesquisadores, até o fim da noite.
A observação astronômica é gratuita e ocorre há quatro anos, de acordo com o presidente do Gedal, Miguel Fernando Moreno. Neste sábado, porém, Marte estará mais próximo da Terra, o que permite ao observador ver detalhes que quase sempre não são possíveis."Marte está com a maior aproximação da Terra dos últimos anos. É possível, assim, ver calotas polares, como a nossa Antártida, por exemplo. Isso geralmente é complicado de se observar quando a distância está na média, que é de 200 milhões de quilômetros", explica o pesquisador.
Atualmente, o planeta vermelho está a cerca de 90 milhões de quilômetros da humanidade, afirma Moreno. Isso ocorre porque as órbitas de ambos planetas se coincidem, o que é comum a cada 2 anos e meio, aproximadamente.
"Às vezes o pessoal leva o telescópio de casa, pede orientação, junta-se a nós. Passam por lá desde crianças até jovens que estão indo para a balada. Muita gente acha que é coisa de louco, de ficar olhando para o céu e contando estrelinhas, mas não é bem assim. Além de ciência, conseguimos observar essas obras de arte que são os planetas".
Serviço
Observação pública de Marte
Local: Praça Nishinomiya, em frente ao Aeroporto de Londrina
Horário: 19h
sábado, 12 de abril de 2014
Observação pública de Marte
Local: Praça Nishinomiya, em frente ao Aeroporto de Londrina
Horário: 19h