quarta-feira, 19 de março de 2014
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
Grupo contra pacto de comércio com a China invade parlamento de Taiwan
Os manifestantes entraram em confronto com a polícia, que tentava expulsá-los do local. O pacto de comércio estabelece que a China abrirá 80 dos seus setores de serviços para empresas deTaiwan, enquanto Taiwan permitirá investimento do continente em 64 setores. A oposição é contra, alegando excessiva influência chinesa na economia da ilha.
China e Taiwan têm sido governadas separadamente desde que as forças nacionalistas, derrotados pelos comunistas, fugiram para a ilha no final da Guerra Civil chinesa em 1949. Desde então, China considera Taiwan uma província rebelde e nunca descartou a possibilidade de usar a força para trazê-la sob seu controle.
Mas nos últimos anos os dois lados construíram extensos laços económicos, e em fevereiro realizaram suas primeiras negociações diretas entre governos, um grande passo para a expansão do diálogo para além do comércio .
O Partido Democrático Progressista de Taiwan (DPP), que é de oposição, jurou proteger a economia da ilha da excessiva influência chinesa votando contra o acordo. No entanto, eles estão em minoria e não conseguem bloquear a aprovação do projeto.
A China Continental é o maior parceiro comercial da ilha. Os dois lados assinaram uma série de acordos, de transportes ao turismo, desde que o presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou tomou posse em 2008.
De acordo com o mais recente pacto de comércio, a China vai abrir 80 dos seus setores de serviços para empresas de Taiwan, enquanto Taiwan permitirá investimento do continente em 64 setores.
G1quarta-feira, 19 de março de 2014