CIDADES
INTERNACIONAL
sexta-feira, 22 de novembro de 2013
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Rio Verde mobiliza motoristas para combate à dengue

                              Agentes de Saude se mobilizam na Avenida Barao do Rio Branco Foto: Gilmar Melo
A Secretaria Municipal  de Saúde de Rio Verde de Mato Grosso/MS realizou nesta sexta-feira (22) de novembro uma ação contra o mosquito Aedes aegypti. Os veículos que passaram pela Avenida Barao do Rio Branco, localizada na região central de Rio Verde, receberam material informativo  da campanha "10 Minutos para  Combater A Dengue – Fiscalize Sua Casa", Faça disso um habito.
Mobilizadores da Saude  deram informações a todos  motoristas que trafegavam pela Praça das Americas, além dos panfletos, motoristas e motociclistas receberam material com informações sobre como evitar a doença.
Em lançamento nacional de campanha contra a dengue, o Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (19) lista de 682 cidades brasileiras que correm risco de sofrer epidemia de dengue neste verão. Os dados são do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa). Mato Grosso do Sul tem 32 cidades na lista, o equivalente a 40%.
Do total de notificação, 57% dos casos foram registrados em Campo Grande. Segundo o boletim, a capital tem até agora 649 casos.
Cinco cidades estão em estado de risco: Corumbá, Coxim, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. Em 2013, foram notificados no Brasil mais de 1,4 milhões de casos suspeitos, um aumento de 54,6% em relação a 2010. O Centro-Oeste é responsável por 18,4% das notificações e tem o lixo como responsável pela maior parte dos depósitos do mosquito.
                                                                                                          Campanha de Conscientizaçao nos veiculos
Casos
De acordo com o último levantamento da Secretaria Estadual de Saúde, este ano foram notificados 2 533 casos de dengue em 58 municípios do Estado. As cidades com maior incidência por número de habitantes são Nioaque, Rio Negro, São Gabriel do Oeste, Paranaíba, Coxim, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso e Bandeirantes. Em 2010 foram notificados 82.597 e 56.076 tiveram confirmação. Em Mato Grosso do Sul foram detectados os tipos 1, 2 e 3 da doença.
Segundo informou o governo do estado, para controlar a proliferação do vetor e assim diminuir o número de pessoas acometidas pela dengue, estão sendo realizadas ações conjuntas com as prefeituras dos municípios que apresentam índices elevados de focos, identificados pelo Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (Liraa).
Medidas de Combate à dengue (para eliminar os criadouros e evitar a reprodução e proliferação do aedes aegypti)
  • *Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;
  •  *Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;
  •  *Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.
  • *A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;
  • *Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;
  • *Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;
  • *As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas;
  • *Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado).
  • *Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;
  • *As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária.
  • *Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada. 


sexta-feira, 22 de novembro de 2013

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/