segunda-feira, 11 de novembro de 2013
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
Prefeito Mario Kruger recebe o Presidente do Sindicato Rural e falam sobre o futuro do Agronegocio em Rio Verde.
O Prefeito Mario Alberto Kruger (PT) recebeu no sábado, (9) em seu programa semanal pela FM Aguas do Pantanal Presidente do Sindicato Rural de Rio Verde Dr. Niuto Pereira de Souza onde deram enfoque no futuro crescimento do agronegócio.
A experiência de produtores rurais de Rio Verde de Mato Grosso (MS) que destinaram áreas degradadas para o cultivo de grãos valorizou propriedades em até 200%. Um hectare com pastagem totalmente degradada, que custava em média R$ 5 mil, chegou ao preço de R$ 15 mil após utilização de técnicas de preparo do solo, com a aplicação de calcário. O Presidente do Sindicato Rural de Rio Verde Dr. Niuto Pereira de Souza, incentiva a diversificação do agronegócio na região norte de Mato Grosso do Sul. Rio Verde possui hoje 15.000Hec de área plantada, mas existem cerca de 120.000 hec para plantio.
Rio Verde conta com 510 mil cabeças de gado e dois frigoríficos desativados no município, segundo o Sindicato Rural, os pecuaristas de Rio Verde de MT encaminham cerca de 25% do rebanho para abate em Coxim, município 50 quilômetros distante. Enquanto que na agricultura o gargalo fica por conta do armazenamento, tendo os produtores de encaminhar os grãos para os silos de São Gabriel do Oeste.
“O profissional rural enfrenta grandes desafios. Com informações técnicas, representação política e interesse da classe empresarial o cenário pode ser modificado positivamente”, ressalta presidente da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS – Sistema Famasul), Almir Dalpasquale, palestrante do primeiro Seminário do Agronegócio de Rio Verde que ocorreu no dia (30) de outubro .
Lino Santana, locutor do Programa lembrou que hoje o monitoramento por satélite permite que seja feito um acompanhamento constante do que acontece na lavoura, garantindo, por exemplo, que mudanças climáticas sejam antecipadas com mais precisão. Isso dá a produtores, seguradoras ou tradings a possibilidade de mitigar riscos. É possível, por exemplo, que o conselho ou fundos responsáveis por grandes grupos produtores acompanhem diariamente o que acontece nas fazendas de qualquer parte do mundo.
“Rio Verde vai dobrar sua produção de grãos”, assegurou, fazendo referência à crescente demanda e às limitações de produção nos outros países do mundo. “Temos que abrir novos horizontes do agronegócio aos produtores de Rio Verde” disse o Prefeito Mario Kruger.
"O resultado do agronegócio é como o crédito, alavanca o consumo, o que faz com que toda a máquina cresça, gerando assim mais renda e fomentando o crescimento do município” ressaltou Mario Kruger. Outro ponto colocado foi o apoio da Secretaria estadual de produção Tereza Cristina, que não esta medindo esforços para atender os pedidos dos nossos produtores rurais.
A Fazenda Guaruja em futura parceria com a Fazenda Pinesso tem um mega projeto ja em fase de implantação de um confinamento de cerca de 40 mil cabeças de gado em nosso município. Uma vez que grande parte dos custos da engorda em confinamento é referente à alimentação, é importante salientar que para isso sera formada uma cadeia produtiva especialmente para alimentação do gado confinado que depende da aquisição de alimentos e parcerias com os produtores de grãos do municipio.
Dietas para bovinos em confinamento incluem alimentos volumosos, concentrados e aditivos Alimentos concentrados são aqueles com menos de 18% de fibra bruta na matéria, como as tortas de algodão, de soja, o milho, triguilho e o farelo de arroz.
A aquisição de animais com sangue Europeu elenca a mao de obra e contibui com a futura redenção do agronegócio rioverdense.
O apoio de entidades do agronegócio, incentiva os produtores a buscarem maior conhecimento e investir mais no crescimento, pois parcerias como a da Seprotur, Famasul, Senar, Aprosoja, Funar aproxima os produtores das tecnologias e queremos sempre poder contar com estes parceiros para melhorar a nossa produtividade. O Presidente do Sindicato Rural de Rio Verde Dr. Niuto, que também e o Presidente da Famasul Regiao Norte (Federaçao da Agricultura de Mato Grosso do Sul), disse que o trabalho em bloco tem um peso considerável nas reivindicações dos municípios.
Recentemente (08) Sindicatos da Regiao Norte, O prefeito Mario Kruger (Rio Verde de Mato Grosso), Gilson Romano(Rio Negro e Ildomar Carneiro (Alcinopolis), reuniram-se com a Secretaria de Estado De Produçao Tereza Cristina apresentando reinvindicações de cada município.
Na oportunidade foram entregues a Secretaria Tereza Cristina duas reinvindicações para Rio Verde, a abertura do Frigorifico e a construção de uma Escola Tecnica Agropecuaria.
segunda-feira, 11 de novembro de 2013