segunda-feira, 18 de novembro de 2013
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
Município com prefeito "rioverdense" é destaque nacional no “Globo Repórter”
O município de Chapadão do Sul, que tem como prefeito o Drº Luiz Felipe, nascido no RJ e criado em Rio Verde, foi destaque nacional no Globo Repórter, da Rede Globo, durante o programa exibido na semana passada. O município foi destaque devido ao desenvolvimento econômico, alicerçado principalmente na agricultura, que usa tecnologia de ponta para tornar a região a “Capital Agrícola do Estado”.
Drº Luiz Felipe |
Também na reportagem, foi chamada a atenção para a qualidade de vida da população; o planejamento físico da cidade e destaques na educação e infraestrutura da cidade.
Com uma população de pouco mais de 21 mil habitantes, um hospital público, duas universidades e um dos melhores cursos de agronomia do País, com aulas práticas nas lavouras e modernos laboratórios, Chapadão do Sul foi apresentada como uma terra de oportunidades para novos investidores em todas as áreas.
A reportagem contou um pouco da história da formação do município que em 21 de abril de 1962 recebeu seus primeiros moradores trazidos pelo corretor de imóveis e aviador Júlio Alves Martins, do Rio Grande do Sul. Apresentou também as ruas e avenidas largas que abrigam residências de um povo forte e trabalhador.
Outro destaque da cidade foi para a educação.A cidade conta com duas universidades, com os cursos de Administração, Contabilidade, Agronomia e Engenharia Florestal. Conta também com cursos técnicos em Enfermagem e Segurança do Trabalho. Com essa estrutura educacional, a cidade facilita a vida da maioria dos jovens que não precisam deixar o município para estudar.
O centro de pesquisa, fundado há 16 anos, também ganhou espaço na reportagem. Os produtores, que investiram na época, R$ 35 mil, hoje esse centro recebe anualmente em torno de R$ 3 milhões para desenvolver os mais variados trabalhos em benefício do campo. Exemplo disso é a luta contra uma lagarta da soja. Os pesquisadores já desenvolveram um fungo capaz de combater essa praga que ataca as lavouras de soja da região.
Chapadão do Sul produz uma das melhores fibras de algodão do mundo. A área cultivada no município é de 10 mil hectares e a soma da produção da região é de 65 mil hectares plantados com essa cultura. Outras culturas como soja, milho, cana de açúcar, girassol e sorgo, também são largamente produzidas na região que cresce a cada dia.
A somatória de todas essas riquezas, no campo e na cidade, proporciona a Chapadão do Sul um dos melhores Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do País.
segunda-feira, 18 de novembro de 2013