sábado, 2 de novembro de 2013
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
Cozinha verde
ESCOLHA SEMPRE O ‘A’
Um dos principais fatores que você deve avaliar ao comprar um eletrodoméstico é a classificação energética do produto. "O ideal é que ele tenha uma etiqueta indicativa A, que representa o menor gasto de energia elétrica", explica Fabio Machado, gerente de produtos da Electrolux do Brasil.
OLHE O TERMOSTATOSegundo Machado, os refrigeradores modernos possuem tecnologias que controlam automaticamente a temperatura interna, de acordo com o ambiente externo. Ou seja, se está um calor danado, ele gela mais; se está frio, alivia o trabalho. "Isso evita que o refrigerador gaste energia desnecessariamente", diz. Além de usar esse recurso, fique de olho nas instruções dos fabricantes para dispor os alimentos de forma adequada nos compartimentos. "Essas divisões são pensadas para melhorar a conservação e prolongar a durabilidade do que está na geladeira.
NÃO LAVE A LOUÇAÉ isso mesmo! Um eletrodoméstico que ajuda na economia de água é a lava-louças. Em um ciclo do aparelho, o gasto é de, em média, 8,4 litros. "Se compararmos com a lavagem manual do mesmo tanto de louça, o gasto sobe para até 60 litros", diz.
FECHE A PORTA"Gastar menos energia no refrigerador depende de quantas vezes você o abre." Você é do tipo que esquece de fechar a porta? Procure geladeiras com um sensor que dispara um alarme sonoro a cada vez que a porta não é bem fechada.
NÃO ABUSE DO ELÉTRICOSe trocar o fogão por um forno elétrico, fique atento a algumas funções que dão um up na economia. "Ele deve ter vidro triplo na porta. O material retém o calor mais efetivamente dentro do aparelho, o que diminui o gasto de energia", orienta Machado. Outro ponto importante é o uso do timer. "Ele é bastante útil para que você controle com precisão o tempo de cozimento, evitando que o forno fique ligado por mais tempo que o necessário e que seu jantar passe do ponto", completa.