CIDADES
INTERNACIONAL
sexta-feira, 11 de outubro de 2013
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Mato Grosso do Sul completa 36 anos

Henrique Alves

Assinatura da Divisão do Estado (Foto: Arquivo)

Mato Grosso do Sul comemora 36 anos de criação nesta sexta-feira (11). A emancipação político-administrativa do Estado foi decretada em outubro de 1977, pelo então presidente general Ernesto Geisel – Divisão do Estado de Mato Grosso do Sul. MS foi criado pela Lei Complementar nº 31. Depois de três décadas, há segmentos que ainda condenam as forças divisionistas, mas a maioria defende o desmembramento notando que a medida ajudou a desenvolver os dois Estados. Há, ainda, os que defendem nova divisão de MT, para reduzir as distâncias que ainda são enormes. 
Mato Grosso do Sul, agora independente, cresceu de forma alarmante e forte. Fato visível pelos últimos investimentos em educação, infraestrutura, transporte e turismo dentro de pacotes como o MS Forte e MS Forte 2, investimentos somados dentro dos dois pacotes de mais de 4 bilhões de reais.

Divisão
A divisão de Mato Grosso em dois estados foi resultado de um longo processo de discussão sobre as questões socioeconômicas, além de aspectos culturais e políticos. A insurreição em relação ao Norte aumentou na medida em que Cuiabá, no Norte, como capital, concentrava todos os investimentos, mas Campo Grande se desenvolvia sob a influência dos migrantes paulistas. 

Ferrovias 
O movimento divisionista ganhou força no auge da ferrovia. O crescimento socioeconômico do Sul do estado, com a pecuária e a exploração da erva-mate, marcou o movimento. Mesmo com a prosperidade do Sul, Cuiabá ainda mantinha o poder político e administrativo, mesmo que as grandes distâncias a deixasse isolada das cidades do Sul e da capital federal, Rio de Janeiro. 

Lei pró-divisão 
O governo federal estabeleceu, em 1974, a legislação básica para a criação de novos estados e territórios. No ano seguinte, renasceram as ideias divisionistas devido à discussão dos limites de Mato Grosso com Goiás. O movimento tomou fôlego e, em 1976, a Liga Sul-Mato-Grossense, presidida por Paulo Coelho Machado, liderou a campanha. Do outro lado a oposição era do governador de Mato Grosso, José Garcia Neto
sexta-feira, 11 de outubro de 2013

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/