quarta-feira, 23 de outubro de 2013
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
Como portifólio e registro histórico da música sul-mato-grossense Governo do Estado lança Talentos da Nossa Terra
foto: Edemir Rodrigues |
Campo Grande (MS) – O Governo do Estado em parceria com a TV Brasil Pantanal lançou na manhã de hoje (22), no auditório da Governadoria, 14 coletâneas de DVD’s de artistas sul-mato-grossenses dos mais variados gêneros musicais. O projeto Talentos da Nossa Terra que começou no ano de 2009 já lançou em outubro 2011 seis coletâneas e no lançamento de hoje contemplou 70 artistas.
Para o governador André Puccinelli o projeto é uma forma de mostrar cada vez mais os talentos do Estado ao próprio estado, ao Brasil e ao mundo. “A Fundação de Cultura tem feito um belíssimo trabalho na prospecção de valores da terra, do nosso Mato Grosso do Sul para que divulguemos o trabalho dos artistas locais e que oficialmente os mesmos possam ser mais conhecidos. O nosso objetivo é incentivar a cultura incentivando os nossos próprios artistas”, pontuou André.
De acordo com a diretora-presidente da Fundação Estadual Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de MS (Fertel), Mariângela Yule, o projeto além de dar condições para o artista regional divulgar o seu trabalho também serve como registro histórico. “Todo esse material lançado fica a domínio do artista, é o seu portifólio, a matriz para a divulgação do trabalho. Hoje cada artista recebeu 10 dvd’s com cinco álbuns. E esse projeto se transformou em dois programas semanais, na rádio e na tv”, contou Mariângela.
Ainda de acordo com a diretora-presidente, no início do projeto para democratizar o processo de seleção foi lançado um edital e todos que se inscreveram já tiveram seus trabalhos gravados. “Nesse lançamento de hoje temos mais artistas convidados, pois nós divulgamos o processo, eles entraram em contato e gravamos. Os que participaram do edital já esgotaram”, frisou.
Os músicos contemplados com a iniciativa do Governo do Estado fizeram questão de prestigiar o lançamento do projeto no auditório da Governadoria. Para o músico Benedito Carlos Rodrigues, da dupla Carlão e Cleonir, que falou em nome de todos os artistas durante o evento, este tipo de projeto identifica os talentos de Mato Grosso do Sul sem se importar com o gênero musical. “O que realmente importa é que são artistas sul-mato-grossenses. Temos muito a agradecer ao Governo pela sensibilidade, pois é aqui, com esse projeto que identificamos os nossos artistas”, comentou.
"Pois é aqui, com esse projeto que identificamos os nossos artistas”, comentou o músico Carlão.
Segundo o músico, radialista e um dos colaboradores do Talentos da Nossa Terra, Gilson Espíndola, para participar do projeto, os músicos devem entrar em contato com a Fertel e enviar o material. “Lembrando que não é um projeto para iniciantes”, disse.
Os artistas contemplados com a coletânea foram: Bibo do Cavaco; dupla Gustavo & Julian; Sarravulho; Banda Usk; dupla Guilherme e Valim; dupla Daiana & Marcos Cafure; Marina Dallas; Marcos Assunção; Banda os Corleones; Juci Ibanez; Banda Ignis BR; Banda Louva Dub; Viviane Nunes; Banda Idis; Rodrigo Teixeira; Banda Rivers; James Banda; dupla Américo e Nando; Professor Lao; Top Samba; dupla Cristian e Rony; Cara ou Coroa; Giani Torres; Rafael Sá; Márcia Cordeiro; dupla Carlão e Cleonir; Mari Depiere; Zé Geral; Thatiana Martins; Banda Venon Dead; Gilson e Júnior; Toquinho da Viola; Zezinho do Forró; Banda Imperial; Banda Canaroots; A Zaga; Banda Vidare; Banda Admiração; André Silva; Max e Miguel; Paulo Prado; Cléber Aguero; Maicon Oliveiras; Evandro Campos; Surfista de Trem; Nuno Baez; Rhauane e Rafael; Pedro e Evandro; Banda Definity; Grupo Laço de Ouro; Caio Ignácio; Simona; Pedro Espíndola; Júlio César e Juliano; Júnior Matos; Paulo Gê; Jacqueline Costa; Banda Arun; Grupo Pantanal de Raízes; Banda Área 77; Os Dois Violeiros; Duo-Carlos Alfeu e Jairo Lara; Grupo Eco Pantanal; banda Tekilera; Banda Bella Xu; Alê Villalba; Helder Kohagura; Lucas Brandão e Lilian Maira.
Também participou do evento a vice-governadora do Estado, Simone Tebet.
quarta-feira, 23 de outubro de 2013