CIDADES
INTERNACIONAL
terça-feira, 29 de outubro de 2013
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Caramelo contamina rio e mata 1 tonelada de peixes em SP

Peixes apareceram mortos às margens do rio São Domingos, na cidade de Pindorama
Foto: José Maria de Arruda / vc repórter
Os moradores de Pindorama, no interior paulista, estão assustados com a quantidade de peixes que apareceram mortos no rio São Domingos, que atravessa a cidade, principalmente desde segunda-feira. A expectativa da Polícia Militar Ambiental é que a mortandade tenha atingido uma tonelada de peixes ao longo de todo o rio.
O alto índice de morte dos animais se deve à contaminação da água pela massa de xarope gerada pelo açúcar derretido durante o incêndio que desde sexta-feira atinge um galpão no município vizinho de Santa Adélia. O melaço atingiu o rio e galerias pluviais, levando prejuízos para outras cidades.Apesar de não ser tóxico, o xarope causa a morte dos peixes em razão da grande quantidade e da carga orgânica que contém, causando a diminuição do oxigênio dissolvido na água.
Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) de São José do Rio Preto, o índice de oxigênio dissolvido no Rio São Domingos nos municípios de Santa Adélia, Pindorama e Catanduva é de zero miligrama por litro. 
Em torno de 200 a 300 toneladas de açúcar derretido podem ter sido escoadas para o leito do rio que nasce em Santa Adélia e corta os municípios de Pindorama, Catanduva, Catiguá e Uchoa, até desaguar no Rio Turvo.
Após a criação de um tanque de contenção na última segunda-feira, o que ainda é despejado no rio é o material residual está nas galerias de águas pluviais. Os técnicos da Agência Ambiental de São José do Rio Preto estão monitorando vários trechos do Rio São Domingos para avaliar os danos provocados pelo xarope e o nível de oxigênio da água.
Os técnicos da Cetesb estimam que a massa avance cerca de 7 quilômetros por dia, e que até o momento tenha percorrido 25 quilômetros, de Santa Adélia a Catanduva. Por tratar-se de um material solúvel à água, não há como fazer barreiras que façam a contenção do xarope. Por isso a expectativa é que conforme o material avance, episódios de mortandade de peixes sejam observados. 
Fonte: Terra
terça-feira, 29 de outubro de 2013

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/