segunda-feira, 9 de setembro de 2013
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
Rússia pede que Síria entregue armas químicas para evitar ataque dos EUA
Ig
Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, faz pronunciamento em Moscou |
Depois de o secretário de Estado dos EUA ter dito que a Síria poderia evitar uma ação militar contra seu país se entregasse seu arsenal químico , o chanceler russo, Sergei Lavrov, afirmou que vai pedir que o regime sírio de Bashar al-Assad coloque suas armas sob o controle da comunidade internacional.Nesta segunda-feira (9), Lavrov se reuniu com o ministro das Relações Exteriores da Síria, Walid al-Moualem, em Moscou. Logo após o pedido de Lavrov, a Síria elogiou a proposta russa , mas não forneceu um cronograma nem especificou como entregaria seu arsenal químico.
O comunicado divulgado por al-Moallem aparentemente marca a primeira vez que Damasco reconheceu possuir armas químicas e reflete uma suposta tentativa de Assad de evitar uma intervenção americana. "A Síria acolhe favoravelmente a proposta russa que demonstra preocupação com a vida do povo sírio, a segurança de nosso país, porque acredita na sabedoria da liderança russa que visa evitar agressões americanas contra nosso povo", disse Moallem. Entretanto, Moallem não deu mais detalhes no breve comunicado.
O comunicado de Moallem veio horas depois de o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, ter afirmado que Assad poderia resolver a crise em relação ao suposto uso de armas químicas por suas tropas entregando cada peça de seu arsenal para a comunidade internacional até o final dessa semana. Seus comentários surpreenderam as autoridades americanas em Washington.O Departamento de Estado afirmou por sua vez que os EUA iriam observar com "olhar firme" a proposta russa. A porta-voz Marie Harf disse que os EUA considerariam com "sério ceticismo", porque essa pode ser uma tática para ganhar tempo. Ela afirmou que a Síria já se recusou a destruir seu arsenal químico no passado.
Também na segunda-feira, o secretário-geral das Nações Unidas Ban Ki-moon pediu a Síria que imediatamente concorde em transferir suas armas químicas a um local seguro dentro do país para destruição pela comunidade internacional. Ban disse que ele vai propor ao Conselho de Segurança que exija uma imediata transferência das armas químicas.
Moallem e Lavrov não fizeram referência ao discurso de Kerry ao falar com a mídia após sua reunião, mas poucas horas depois, Lavrov, diante das câmeras, disse que Moscou iria exigir que a Síria imediatamente colocasse suas armas químicas sob controle internacional para sua destruição."Se o estabelecimento de controle internacional sobre armas químicas naquele país evitar ataques, vamos imediatamente começar a trabalhar com Damasco", disse Lavrov. "Estamos pedindo que a liderança síria não somente concorde em colocar armas químicas sob controle internacional, mas também com sua subsequente destruição."
A série de comunicados de diplomatas do alto escalão dos EUA, Rússia e Síria seguiram reportagens da imprensa alegando que o presidente russo, Vladimir Putin, que discutiu sobre a Síria com o presidente Barack Obama durante a reunião do G20 em São Petersburgo na semana passada, buscou negociar um acordo no qual Assad entregaria seu arsenal.O próprio Putin disse na sexta-feira durante coletiva que marcou o fim do encontro que ele e Obama discutiram algumas novas ideias em relação a uma saída pacífica da crise e que ambos instruiram Kerry e Lavrov sobre os detalhes.
segunda-feira, 9 de setembro de 2013