quarta-feira, 7 de agosto de 2013
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
Médico usa lanterna para poder operar
Cirurgião pediatra, ele postou uma foto no seu Facebook, mostrando que precisou usar uma lanterna para operar uma criança de 10 anos, que apresentava um quadro de apendicite agudo.
A cirurgia aconteceu em dia 16 de julho último. Galeazzi foi acionado pela Santa Casa, por volta das 21h, para atender a criança e ele recomendou a cirurgia diante da gravidade do caso.
O médico já estava operando a criança, quando a lâmpada de um dos aparelhos de foco cirúrgico, que permite melhor iluminação para operação, queimou. Na sala havia outro aparelho, mas o médico alega que não sabia que estava queimado.
“Já estava com a criança na mesa de cirurgia. Não tinha como falar para a família que teria que fechar a sua cavidade abdominal sem fazer a operação por falta de iluminação. Uma auxiliar de enfermagem sugeriu que eu usasse uma lanterna para finalizar o procedimento”, disse Galeazzi.
O médico disse que a operação foi bem-sucedida e que dois dias depois a criança teve alta. Ele afirmou ainda que não foi sua intenção prejudicar a imagem do hospital, mas que ele resolveu expor o problema para mostrar em que condições os médicos precisam trabalhar.
“Acho que foi um ato de cidadania. O problema da saúde não é a falta de médicos, mas sim as más condições que eles precisam enfrentar para fazer o seu trabalho.”
O médico, que é formado há 11 anos, disse que foi a primeira vez que usou uma lanterna para fazer uma cirurgia.
Galeazzi admitiu que ficou surpreso com o que classificou como uma retaliação da Santa Casa de Jacareí. “Estou triste, porque trabalhava no local há dois anos e gostava de atender a população, mas não estou arrependido. Acho que precisa haver mais respeito com os profissionais da área de saúde.”
A Santa Casa de Jacareí está sob a intervenção da prefeitura desde 2004.
O hospital tem sido alvo constante de reclamações dos moradores nos últimos anos por problemas como falta de médicos e demora no atendimento.
O hospital informou que os equipamentos cirúrgicos, assim como o foco, recebem toda a manutenção necessária e estão adequados para realização das cirurgias. Segundo a Santa Casa, a substituição da empresa do médico que prestava serviços para o hospital, a qual contava com dois médicos, já vinha sendo estudada pela administração. Os serviços passaram a ser feitos por outra equipe, agora composta por quatro médicos cirurgiões.