CIDADES
INTERNACIONAL
segunda-feira, 22 de julho de 2013
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Saúde em foco : Cuidados com o clima frio e seco

SAÚDE EM FOCO


A temperatura tem caído bastante com temperaturas registradas em torno dos 7 ou 11ºC nas madrugadas, pode ser uma porta aberta para problemas dermatológicos e oftalmológicos. Isso porque são os órgãos que ficam expostos diretamente às intempéries e, muitas vezes, não tomam as devidas precauções. Especialistas alertam que é preciso tomar alguns cuidados para evitar o mal estar e também o surgimentos de alguns problemas nessas regiões do corpo.
A pele
De acordo com o dermatologista Erasmo Tokarski, o grande vilão da pele durante o esse período é o chuveiro. “No frio, as pessoas tomam banhos mais quentes e mais longos. Isso retira a camada de gordura protetora da pele, que já fica mais fina naturalmente quando a temperatura cai. Essa camada é essencial para manter a hidratação da pele e evita a penetração de bactérias e fungos. Seu enfraquecimento deixa a pele seca e mais sujeita a coceiras e alergias. Além disso, áreas como virilha, axilas e pés ficam vulneráveis a infecções”, explica.
As crianças merecem cuidados ainda mais especiais, pois têm a pele mais sensível e vulnerável. A hidratação é essencial, principalmente de dentro para fora com a ingestão de bastante líquido. “Os pais precisam garantir que precisam redobrar os cuidados para garantir que as crianças estejam sempre bem hidratados”, recomenda.
Entre as doenças mais comuns nessa época do ano estão a dermatite atópica (ou eczema atópico), uma alergia crônica bastante comum em crianças, que ocorre por uma deficiência de hidratação do organismo. Ela provoca coceiras e até lesões mais sérias, que podem formar crostas e soltar secreções. Também é normal o surgimento da conhecida “impinge”, a dermatofitose da pele, que é agravada durante a temporada mais fria, causando manchas brancas pelo corpo de aparência bastante desagradável.
Outro problema típico são as urticárias, que se manifestam com placas edematosa, ou seja, com inchaços. O problema ocorre com maior incidência nas áreas que ficam expostas, mas podem aparecer em qualquer parte do corpo, causando coceira e ardência. “O ideal é se aquecer, tomar medicação antialérgica e evitar a exposição ao frio”.
Além das doenças que têm mais propensão nessa época do ano, existem aquelas que são agravadas nesse período, como a psoríase. De causa genética e caracterizada pela aparição de placas avermelhadas com escamas grossas nos joelhos, cotovelos e no couro cabeludo, o frio pode potencializar seus sintomas.

Redobre a atenção e siga alguns cuidados;
·         ·                     Evite banhos quentes e seque bem todo o corpo, principalmente as partes mais sujeitas a infecções;
·         ·                     Evite excesso de sabonetes;
·         ·                     Usar sempre hidratante;
·         ·                     Utilize protetor solar;
·         ·                     Evite o contato direto da pele com fibras sintéticas e lãs. Recomenda-se usar uma malha fina de algodão entre a pele e esses tecidos
·         ·                     Evite ficar passando a língua nos lábios porque a saliva possui substâncias digestivas que agridem o lábio e causam rachaduras e até mesmo herpes.

Fonte: Redação Onlinesegunda-feira, 22 de julho de 2013

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/