sexta-feira, 3 de maio de 2013
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
03 de maio: Dia do Sertanejo
Hoje, dia 3 de maio, é comemorado o “Dia do Sertanejo”.
Diversas cidades comemoram o “dia” em datas diferentes, sempre houve muita confusão com a utilização de forma isolada do termo “sertanejo”, pois ele se refere mais ao povo do que à música. Atualmente, muitos preferem tratar a data como dia do povo sertanejo, de origem no sertão nordestino, mas a origem da data é mesmo musical.
Abaixo, segue a história de como 3 de maio virou “Dia do Sertanejo”.
Nos anos 1960, violeiros seguiam anualmente em caravana para a cidade de Aparecida, em São Paulo, para assistir a um dia de missas. Em 1964, Geraldo Meireles, o “Marechal da Música Sertaneja” (ná época ele estava começando a surgir no cenário sertanejo), propôs que os violeiros passassem a se encontrar todo ano em uma mesma data, para que pudesse ser instituído um “Dia do Sertanejo”. Com a ajuda da Rádio Aparecida e a aceitação dos violeiros, no dia 3 de maio de 1964, Meireles levou a dupla Tonico e Tinoco para se apresentar na cidade.
Resultado: há 48 anos a tradição se mantém, e na tarde de hoje, a partir das 15h, a Rádio Aparecida realizará o “Show Sertanejo” no auditório da Rede Aparecida de Comunicação. A dupla Rick e Renner cantou a música Nossa Senhora Aparecida, acompanhada pelos fiéis. O cantor Rick falou sobre o momento difícil em sua carreira, quando precisou fazer uma cirurgia nas cordas vocais, em 2008. “Naquele momento eu entreguei minha vida, meu futuro, tudo nas mãos de Deus e de Nossa Senhora. Pedi que fosse feita a vontade Deus e hoje estou aqui, cantando novamente”, disse em testemunho.
Renner também lembrou que esteve na Casa da Mãe, quando a dupla se separou, pedindo que fosse feita a Sua vontade, e agradeceu a graça alcançada há sete meses.
sexta-feira, 3 de maio de 2013