terça-feira, 22 de janeiro de 2013
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS
São Gabriel: Maioria dos produtores deve iniciar colheita no fim de janeiro
Foto: Anderson Viegas/G1 MS |
Segundo o presidente do Sindicato Rural de São Gabriel Julio Bortolini, desde a última semana a colheita do grão se deu em apenas algumas áreas do município, onde os agricultores em casos isolados iniciaram a colheita em áreas que foram cultivadas precocemente, e que anteciparam a data do plantio dentro do que o vazio sanitário determinava, onde só poderiam plantar no dia 31 de outubro, e que agora foi conseguida por lei, a antecipação da data para 15 de setembro.
“Quem teve condição de clima arriscou plantar entre 15 de setembro e outubro, então são esses os primeiros casos que estão colhendo”. Comentou Julio que afirma não ser possível avaliar a situação da soja precoce, em razão de que nem todos os agricultores do município plantaram e alguns dos que plantaram, já tiveram uma pequena estiagem no começo, não sendo possível avaliar as cultivares, se elas terão aptidão para a antecipação do plantio, pois, às vezes o plantio é antecipado e a variedade passa a não produzir o que era esperado.
Ainda de acordo com o presidente do sindicato, o momento agora é de analisar as cultivares precoces, para ver qual será o comportamento que elas terão em matéria de produtividade, pois se no estudo for provado que compensa, no próximo ano haverá mais produtores que vão antecipar os plantios, porém será avaliado também no final de fevereiro, data prevista para o encerramento da colheita, onde será possível ter os comportamentos da colheita dos plantios antecipados em São Gabriel.
Expectativas
As expectativas de produção da safra de soja em São Gabriel do Oeste são boas segundo Júlio, que acredita em uma boa safra, com produtividade beirando em média de 3 mil quilos por hectare.
Os preços do grão da soja para quem travou no passado e que vão receber agora na colheita são ótimos segundo ele, em que vão remunerar o homem do campo, que terá um ganho em que muitos agricultores vão conseguir limpar uma boa parte do passivo agrícola, o qual possuem algumas dividas antigas, onde muitos talvez também vão voltar a investir novamente em máquinas, equipamentos e mais tecnologias.
O mais importante desta questão dos preços para o município segundo Julio, é que o dinheiro voltará a circular dentro de São Gabriel, onde todos acabarão se beneficiando da atividade.
“O quadro para nós é muito otimista, e que inclusive com a antecipação do plantio terá um espaço maior para plantar o milho safrinha dentro de um período melhor. Acho também que a safrinha promete, por conta desse período em que o plantio foi antecipado.” Comentou Julio.
Ainda segundo Julio, São Gabriel está em um momento muito bom da atividade agrícola, porém a única coisa que está com certa restrição é o comportamento da super precoce, onde será observado como elas vão se comportar na colheita, para verificar se é vantagem ou não.
Caso não seja vantagem, volta ao que era e começa a plantar novamente em outubro, mas se em estudo provar que é vantagem, muita gente virá plantar agora em setembro, dependendo apenas do tempo.
Áreas plantadas em São Gabriel
Com base no levantamento feito pelo Projeto de Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga-MS), do Sistema Famasul onde foi constatado um aumento de 11% na área plantada de soja no Estado, saindo dos 1,8 milhão de hectares para 2,1 milhões, o presidente do Sindicato Rural foi questionado se o município de São Gabriel está incluso nesse aumento nas áreas de cultivo da soja.
Sobre a questão Julio afirmou que a situação no município é um pouco diferente, onde as áreas de agricultura em São Gabriel já estão todas exploradas, não sobrando muitos espaços para a expansão.
Segundo ele, houve sim uma expansão, mas é muito pequena, sendo que a expansão maior que se observou, foi do agricultor de São Gabriel nos municípios vizinhos como Bandeirantes, Camapuã e Rio Verde, onde migraram para essas regiões, e abriram novas áreas.
Resumido, a expansão de certa forma ocorreu na região, porém em São Gabriel do Oeste ela foi de pequena relevância.
Fonte:Suzana Vanessa
Fonte:Suzana Vanessa