CIDADES
INTERNACIONAL
terça-feira, 22 de janeiro de 2013
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Projeto na Ponta da Língua realiza apresentações em Figueirão


Foto: Divulgação
projeto na Ponta da Língua esteve em Figueirão na manhã desta terça-feira (27). O projeto tem como objetivo levar as alterações do novo acordo ortográfico da língua portuguesa por meio de linguagem teatral.
Mais de 36.044 pessoas já foram beneficiadas pelo projeto, entre estudantes e trabalhadores da indústria, em 30 cidades de Mato Grosso do Sul. A expectativa é de levar, até o fim do ano, as apresentações teatrais às escolas e indústrias a 38 municípios do Estado, atendendo 38 mil pessoas. Os alunos da Rede Municipal e Estadual de ensino participaram, das apresentações.
A peça teatral é destinada aos alunos a partir do 4º ano do ensino fundamental.
O ator do grupo XPTO, Marcelo Callegaro explica o significado do nome do grupo. “O termo XPTO surgiu de um terno, na época que o Brasil pertencia a colônia de Portugal, existia uma etiqueta escrito exportado em sigla (XPTO) que se tornou um termo conhecido muito conhecido na época, hoje esse termo pode ser definido como massa, legal, bacana. O diretor do grupo teatral fica por conta do argentino Osvaldo Gabrielli".
A secretária municipal de Educação, Cultura, Esportes e Turismo, Josimary Alves Almeida Anzilago falou sobre a importância do projeto. “O conhecimento da reforma ortográfica de uma maneira lúdica e de forma descontraída o ensino aprendizado.”
O ator de Recife, Marcelo Callegaro comentou sobre o aprendizado no Estado. “Percebi uma educação mais avançada em Mato Grosso do Sul, um grau de atenção muito alto, uma vontade e uma pré disposição incomparável. O interior do Estado possui uma economia muito forte, a beleza ecológica do Pantanal é essencial para os municípios, um privilégios dos que moram aqui.”
Na Ponta da Língua também distribui milhares de cartilhas que explicam as mudanças na língua portuguesa. A peça possui cinco personagens, entre eles o casal de bonecos “João” e “Maria”, além do “Senhor A”, que conta boa parte de toda a história embalada por canções animadas e fáceis de decorar. No ano passado, foram beneficiados 37.872 estudantes de 72 escolas publicas e privadas de 39 municípios, que ao longo de três meses receberam as apresentações teatrais e distribuição de cartilhas sobre as principais alterações ortográficas.
O presidente da Fiems, Sérgio Longen, destaca que a definição dos 45 municípios que serão atendidos neste ano teve como critério as cidades que possuem indústrias. “Queremos estar mais perto dessas indústrias e levar a reforma ortográfica a todos, de forma lúdica e descontraída. É com muita satisfação que lançamos mais esta edição, isso comprova o sucesso que tivemos no ano passado, atestando a competência de todos os envolvidos”, frisou. Fonte: do Idest, com assessoria(fonte:
terça-feira, 22 de janeiro de 2013

OFERTAS BOM PREÇO


OK NET RIO VERDE


SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/