Tufão 'Jelawat' deixa 1 morto e 140 feridos no Japão
O tufão "Jelawat", o 17º da temporada, deixou até o momento um morto e cerca de 140 feridos em sua passagem pelo Japão, informam as autoridades nesta segunda-feira (1º).
A tormenta ainda deixou 220 mil casas sem eletricidade no sul e centro do país. Milhares de pessoas tiveram que procurar abrigos mais seguros.
Jelawat segue no arquipélago nesta segunda.
Segundo dados da Agência de Meteorologia japonesa, o tufão tocou terra na ilha de Honsu, a maior do país, durante a tarde deste domingo (30), provocando a retirada de perto de 57 mil pessoas na província de Nagoia (centro). Fortes chuvas e ventos atingiram a região.
Em Ishinomaki, cidades afetada pelo tsunami de março de 2011 no nordeste do país, foi emitida ordem para 11 mil pessoas deixarem suas casas e se dirigissem a um local seguro, informou a agência de notícias local "Kyodo".
O tufão, que se encontra em águas da ilha de Hokkaido (norte) e se movimenta a uma velocidade de 55 km/h com uma pressão em seu centro de 975 hectopascais, chegou a registrar nos arredores de Tóquio ventos de até 137,2 km/h.
Nas ilhas de Okinawa a passagem do tufão provocou cortes de energia em cerca de 96 mil casas, enquanto em Kagoshima, em Kyushu (sul), 49 mil residência também ficaram sem eletricidade. O mesmo ocorreu em 20 mil casas em Kansai (centro).
Alerta
Para as próximas horas, a Agência Meteorológica decretou o alerta vermelho em áreas do nordeste e norte do país.
Além disso, os fortes ventos provocaram o cancelamento neste domingo de cerca de 500 voos no arquipélago e a suspensão temporária de grande parte dos serviços do trem bala (Shinkansen) em todo o país.segunda-feira, 1 de outubro de 2012