Fogo destrói mata em Itapira e atinge fazenda do ator Juca de Oliveira
O incêndio que atinge uma mata nativa desde sábado (1º) destruiu uma área de pelo menos 50 alqueires, em Itapira, no interior de São Paulo. Segundo a Defesa Civil, o fogo avançou em várias propriedades vizinhas, uma delas a fazenda do ator da Rede Globo Juca de Oliveira. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de cidades próximas, como Campinas (SP) e Mogi Guaçu (SP), ajudam no combate às chamas.
A Defesa Civil local informou que o incêndio começou em quatro pontos diferentes da cidade, mas a causa ainda não foi identificada. O fogo se alastrou pela mata do Morro do Juazeiro e atingiu pelo menos três fazendas. A área total atingida até esta quarta-feira (5), incluindo a Fazenda Sertãozinho, do ator, corresponde a 112 campos oficiais de futebol. A região é montanhosa e de difícil acesso, o que atrapalha os trabalhos dos bombeiros, segundo o coordenador da Defesa Civil, Rodrigo Pierozi. Até o momento, ninguém ficou ferido.
O ator Juca de Oliveira disse que pretende visitar a fazenda ainda nesta quarta (5). Assim que soube do incêndio no fim de semana, ele contou que entrou em contato com várias pessoas para ajudarem. Juca ainda não tem informações sobre a área destruída na fazenda que possi há cerca de 30 anos. "O fogo é sempre uma enorme tragédia. Muito calor, muita seca, e às vezes resultado de atos criminosos. Vamos precisar esperar o combate para fazer um levantamento do que foi destruído", relata.
Até o fim da manhã, equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros contavam com a ajuda do helicóptero Águia da PM para controlar o incêndio.quinta-feira, 6 de setembro de 2012